O presidente do Iraque, Barhan Saleh, convidou oficialmente o Papa Francisco para visitar o país.

Este convite ocorreu na quinta-feira, 20 de junho, e apenas alguns dias depois que o Papa Francisco expressou seu desejo de visitar o Iraque no próximo ano para apoiar os cristãos perseguidos.

"Tenho a honra de convidar oficialmente Sua Santidade a visitar o Iraque, berço da civilização e local de nascimento de Abraão", escreveu o presidente do Iraque na mensagem enviada ao Papa Francisco.

"A visita de Sua Santidade será uma ocasião para lembrar e iluminar o Iraque e o mundo de que esta terra deu à humanidade suas primeiras leis, a irrigação agrícola e um legado de cooperação entre os povos do mundo de diversas tradições confessionais", disse Barhan Saleh.

Segundo um comunicado da presidência iraquiana, Saleh dirigiu o convite ao Papa durante uma reunião com o Patriarca da Babilônia dos Caldeus, o Cardeal Luis Rafael Sako, mas não deram nenhum detalhe sobre a data da viagem.

Na mensagem do presidente iraquiano também se destacou que esta visita "adquire uma grande importância histórica em apoiar o Iraque internacionalmente por causa das conotações e do significado que tem".

Segundo a agência de notícias EFE, na mensagem, o presidente do Iraque também ressaltou que esta viagem "contribui para reforçar a coesão social entre os componentes do povo iraquiano”.

Em 10 de junho, o Papa Francisco expressou seu desejo de viajar ao Iraque em 2020 para apoiar os cristãos perseguidos.

No último Natal, o Papa Francisco enviou o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado, para passar alguns dias no Iraque. Celebrou missa em Bagdá e visitou Qaraqosh, a principal cidade da província de Nínive, que esteve dois anos ocupada pelo Estado Islâmico.

Segundo dados da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, a invasão do Estado Islâmico fez com que 75% dos cristãos na Síria e no Iraque abandonassem seus países.

Confira também: