As Pontifícias Obras Missionárias (POM) na Espanha apresentaram a memória das atividades realizadas durante o ano de 2018, destacando que enviaram 14,4 milhões ao Papa Francisco para designar aos territórios de missão.

O diretor nacional das POM em Mali, Pe. Hervé Tienou, participou da apresentação desta memória em Madri (Espanha) e agradeceu pelas ajudas recebidas dos espanhóis, que, segundo afirmou, impulsionam o trabalho da igreja diocesana e dos missionários, especialmente com as crianças.

De fato, explicou que ele mesmo descobriu sua vocação sacerdotal em um grupo da Infância Missionária liderado por um missionário espanhol.

Apenas 3% da população do Mali é cristã. Assim, Pe. Tienou assegurou que o país é “100% território de missão, por isso a ajuda das POM é muito importante”.

“Com esta ajuda, sentimos o apoio solidário de toda a Igreja universal; e agradecemos, nestes momentos complicados de nossa história”, destacou o diretor das POM Mali.

Segundo explicou o sacerdote, as Pontifícias Obras Missionárias fomentam no país o espírito missionário em todos os fiéis e realizam coletas para colaborar com as missões no mundo.

Nos últimos anos, em média, arrecadaram no Mali cerca de 20 mil euros para as missões, destacaram em um comunicado.

“Nós damos pouco, o que podemos, mas recebemos muito”, assegurou o responsável das POM no Mali.

De fato, com o dinheiro que recebem das POM de todo o mundo, incluindo das Pontifícias Obras Missionárias da Espanha, realizam-se projetos pastorais e de apoio à infância.

Em 2018, por exemplo, a Espanha ajudou a construir um refeitório em um internato de meninas, para evitar que sejam exploradas ao terem que ir para a cidade para estudar.

Pe. Tienou explicou durante a coletiva de imprensa que ele descobriu sua vocação sacerdotal em um dos grupos de oração “apoiados anualmente pelas POM e graças ao trabalho de Jesús Martínez, um sacerdote branco espanhol”.

Segundo destacam nas POM, durante o ano de 2018, mais de 240 mil pessoas participaram de algum ato missionário e cerca de 3300 pessoas participaram de algum curso de formação. Tudo isso no marco das três jornadas organizadas pelas POM que são: Domund, Infância Missionária e Vocações Nativas.

Pe. José María Calderón, diretor nacional da instituição na Espanha, explicou que o objetivo das POM é tanto de sensibilização como de apoio às missões.

“O Papa destaca que a missão deve ser o paradigma de toda pastoral ordinária, e esse é o nosso trabalho, recordar que todos os batizados somos enviados à missão”, assegurou o diretor das POM Espanha.

Segundo explicou, as POM estão fazendo um enorme esforço no âmbito da comunicação, para divulgar o trabalho dos missionários e também para manter o contato pessoal com eles. “É importante que a sociedade entenda a nossa mensagem, porque todos somos necessários para seguir ajudando os missionários e missionárias”, assinalou. 

Confira também: