"O Sínodo dos jovens não terminou", afirmou em 18 de junho o secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Pe. Alexandre Awi Mello, quando apresentou detalhes sobre o fórum internacional da juventude, que será realizado em Roma de 19 a 22 de junho.

Um dos momentos mais esperados do evento será no sábado, último dia do fórum, no qual 246 jovens católicos de 103 países se reunirão com o Papa Francisco no Vaticano.

Como explicou Pe. Alexandre Awi Mello, este fórum internacional pode ser chamado de "Pós-Sínodo" dos jovens ou "encontro pós-sinodal", porque é "a fase seguinte do Sínodo dos Bispos sobre os ‘jovens, a fé e o discernimento vocacional’ que aconteceu no Vaticano em outubro de 2018".

Assim, o secretário do dicastério vaticano assinalou que é uma segunda fase do processo sinodal, na qual o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida é "o responsável por avançar com o trabalho realizado durante o Sínodo".

Por isso, este fórum dos jovens tem como tema "jovens em ação em uma igreja sinodal".

Em declarações ao Grupo ACI, Pe. Awi Mello explicou que o primeiro dia será dedicado ao "caminho sinodal e seu impacto nas igrejas locais", ou seja, descreverá o que foi feito até agora nas dioceses e movimentos eclesiais.

No dia seguinte, os jovens católicos aprofundarão o conteúdo da exortação apostólica Christus vivit; a sexta-feira será dedicada à contribuição concreta que os jovens poderão dar às suas igrejas locais e, no sábado, participarão da audiência com o Santo Padre.

Por sua vez, o responsável pelo departamento dos jovens do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Pe. João Chagas, disse que os participantes são líderes católicos entre 18 e 29 anos e foram propostos pelas Conferências Episcopais do mundo e por 37 movimentos, associações eclesiais que trabalham no âmbito internacional com os jovens.

Deste modo, Pe. Chagas explicou que este acontecimento pós-sinodal não se centrará na realidade juvenil de todo o mundo, mas convocou "jovens ativos na pastoral da juventude que possam ser protagonistas" da mensagem sinodal.

"Todos os jovens são líderes eclesiais", afirmou Pe. Chagas, o qual também informou que o Cardeal Kevin Farrell enviou cartas de convites a todas as Conferências Episcopais do mundo solicitando a indicação de jovens com a idade correspondente e com o critério de que fossem capazes de transmitir, em seu regresso, a mensagem do Sínodo às suas igrejas locais.

O sacerdote assinalou que o "reconhecimento dos jovens como protagonistas da Igreja não é de hoje", porque o Conselho Pontifício para os Leigos organizou outros fóruns de jovens parecidos antes de 2010. Também na década de 1990, "São João Paulo II já havia promovido fortemente a pastoral juvenil".

Finalmente, os organizadores indicaram que será possível acompanhar este evento através das redes sociais usando a hashtag #Youthforum19

Confira também: