Um relatório recente do Observatório sobre Intolerância e Discriminação contra cristãos (OIDAC) indica que do início de abril ao início de junho de 2019 foram registrados 30 ataques contra igrejas na Alemanha.

Em 12 de junho, o Observatório assinalou que esses incidentes vão desde roubo a incêndio intencional.

"Às vezes, a invasão de um local ou um assalto são motivados simplesmente por dinheiro. No entanto, o efeito desses incidentes deve ser motivo de preocupação (...). Ao optar por atacar as igrejas, vândalos e ladrões mostram uma profunda falta de respeito, se não ódio, por lugares de culto", indicou o OIDAC.

Entre os principais incidentes, e um dos mais recentes, está um ato de vandalismo contra uma igreja protestante em 6 de junho, no município alemão de Dieforf.

De acordo com OIDAC, este templo é alvo de vandalismo desde julho de 2017. Nos repetidos ataques, os vândalos quebraram janelas, queimaram produtos de higiene feminina com o objetivo de arruinar uma parede, picharam paredes e portas, derrubaram bancos do parque e sujaram a área ao redor da igreja.

"O dano à propriedade chegou a dezenas de milhares de euros", detalha OIDAC.

Outro ato de vandalismo ocorreu em 1º de junho, quando por volta do meio-dia, o corpo de bombeiros do município de Ankum foi alertado sobre um incêndio na Igreja Católica de São Nicolau. Segundo imagens registradas nas câmeras de segurança e revisadas pela polícia, parece que algumas jovens começaram o fogo.

Em 19 de maio, a polícia informou que desconhecidos apedrejaram a janela da Igreja Católica da Santíssima Trindade, na comunidade de Grossholbach, ao amanhecer. Depois, entraram no templo e extraíram objetos sagrados, incluindo estátuas de santos. Também retiraram a imagem de Jesus de seu crucifixo e depois a queimaram, e urinaram no corredor e em vários bancos.

No dia anterior, em 18 de maio, um dos corredores da igreja protestante de St. Blasii, em Nordhausen, foi incendiado intencionalmente. Os vândalos queimaram uma toalha de mesa de outra sala e havia até vestígios de um cordão queimado até a sacada da igreja.

Também em 14 de abril, desconhecidos vandalizaram a Igreja Católica do Sagrado Coração de Jesus, no município de Dillenburg. Durante o ataque, danificaram uma pia de água benta e velas, e jogaram panfletos no chão.

Confira também: