O Papa Francisco presidirá no sábado, 15 de junho, as exéquias de Dom Léon Kalenga Badikebele, Núncio Apostólico na Argentina, que faleceu no dia 12 de junho, em Roma, onde estava para participar da reunião dos Representantes Pontifícios com o Santo Padre.

O funeral, no qual participarão todos os Representantes Pontifícios, acontecerá às 7h30 (hora de Roma), no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro do Vaticano.

Segundo comunicou o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Alessandro Gisotti, foi cancelada a Missa prevista do Papa Francisco com os Representantes Pontifícios na capela da Casa Santa Marta, que aconteceria no mesmo sábado, 15 de junho.

Dom Kalenga Badikebele morreu no dia 12 de junho em um hospital em Roma, onde foi internado em estado grave. Segundo a Nunciatura Apostólica na Argentina, o Núncio morreu depois de receber os sacramentos da Igreja e "a oração do Santo Padre e dos senhores Núncios Apostólicos convocados a Roma para uma reunião com o Papa Francisco".

Dom Léon Kalenga Badikebele nasceu em Kamina, República Democrática do Congo, em 17 de julho de 1956. Foi ordenado sacerdote em 5 de setembro de 1982 e incardinado na Diocese congolesa de Leubo.

Foi nomeado Núncio Apostólico na Argentina pelo Papa Francisco em 17 de março de 2018. Chegou à Argentina em 21 de junho de 2018.

Confira também: