O Papa Francisco se reunirá de 12 a 25 de junho de 2019, no Vaticano, com 103 Representes Pontifícios para falar sobre diferentes assuntos de atualidade eclesial, relações internacionais e diálogo inter-religioso.

Doa 103 Representantes Pontifícios, 98 são Núncios Apostólicos e 5 Observadores Permanentes. Junto a eles, participarão no último dia, 15 de junho, 46 Núncios Apostólicos aposentados.

Segundo assinalou o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Alessandro Gisotti, com este encontro, “o Santo Padre deseja consolidar a cadência trienal destes encontros, que já foram realizados em 2013 e 2016”.

Por vontade do próprio Pontífice, a preparação e coordenação da reunião estão sendo realizadas pela Seção da Secretaria de Estado responsável pelos Diplomatas.

No programa, explicou Gisotti, “além dos encontros com Superiores da Secretaria de Estado, conferências de atualização sobre questões de atualidade eclesial, de colaboração internacional e de diálogo inter-religioso”.

Como costume, algumas sessões de trabalho serão organizadas em grupos geográficos por continentes. Além disso, também acontecerão encontros com os Chefes de Dicastérios da Cúria Romana e com Embaixadores acreditados ante à Santa Sé.

Por último, Alessandro Gisotti informou que os Representes Pontifícios também participarão de eventos espirituais “particularmente significativos”.

Por exemplo, o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, presidirá a Missa de abertura no dia 12 de junho. Além disso, na manhã de 15 de junho, o Papa presidirá a Concelebração Eucarística na capela da Casa Santa Marta.

Em 13 de junho, os participantes da reunião terão uma audiência com o Papa Francisco, que lhes dirigirá um discurso. Por último, em 15 de junho, o encontro terminará com um almoço com o Pontífice na Casa Santa Marta.

Confira também: