Há 65 anos, a cidade de Madri (Espanha) envia as primeiras rosas que florescem no Parque do Retiro para a Basílica de Guadalupe, no México, como um sinal de gratidão e união entre as duas cidades.

O piloto da companhia aérea Iberia, Javier Tadeo Riñón, mostrou em sua conta no Facebook como essas rosas tão especiais foram transportadas do aeroporto Adolfo Suárez Madri-Barajas para a Cidade do México.

Segundo informam meios locais mexicanos, essa preciosa tradição começou em 1954, quando o prefeito da cidade, José María Finat, foi retido no Aeroporto Internacional da Cidade do México.

Naquela época, o México e a Espanha não mantinham relações diplomáticas e o prefeito não tinha o aval econômico necessário para entrar no país, portanto deveria passar pelo menos um dia no aeroporto mexicano. A Fraternidade Ibero-Americana no México soube sobre o contratempo do prefeito e ajudou-o a resolver seus problemas.

Como sinal de gratidão, Finat prometeu enviar as primeiras rosas que florescessem no Parque do Retiro, em Madri, para adornar Nossa Senhora de Guadalupe em sua Basílica.

Trata-se de uma tradição que se repete todos os dias 1º de junho e que continuou de 1954 até hoje.

Confira também: