No sábado, 1º de junho, milhares de pessoas saíram em peregrinação à Catedral de San Cristóbal (Venezuela) para pedir ao Sagrado Coração de Jesus pela paz, pela justiça, pela liberdade e pela democracia no país, por causa da crise agravada pelo regime de Nicolás Maduro.

Segundo informa a assessoria de imprensa da Diocese de San Cristóbal, os fiéis e sacerdotes saíram em peregrinação bem cedo de suas paróquias, com cantos e orações pelas ruas e avenidas da cidade, em direção ao átrio da catedral, onde às 11h ocorreu a celebração da Santa Missa.

A Eucaristia foi presidida pelo Bispo de San Cristóbal, Dom Mario Moronta, e concelebrada pelo Bispo Auxiliar Emérito de Mérida, Dom Luis Alfonso Márquez, e por sacerdotes diocesanos.

A homilia foi pronunciada por Pe. Nepomuceno Hernández, Vigário Geral da Diocese de San Cristóbal, que incentivou a suplicar a Deus para "que cessem os males e para que empreendamos o caminho de conversão (...) para ser um povo arrependido dos erros cometidos e purificado pela dor e pelo sofrimento”.

Também repudiou as calúnias e ameaças feitas recentemente contra Dom Moronta, assim como contra os sacerdotes, os fiéis, o seminário diocesano e algumas paróquias. O presbítero incentivou os fiéis a enfrentarem esta situação com humildade, paciência e coragem.

No final da Missa, o Bispo de San Cristóbal elevou uma intensa e emotiva oração ao Sagrado Coração de Jesus, na qual refletiu sobre a realidade do povo venezuelano.

Confira também: