O Papa Francisco nomeou Dom Ignazio Sanna, Arcebispo Emérito de Oristano (Itália), como novo presidente da Pontifícia Academia de Teologia, importante dicastério vaticano, cuja missão é promover o diálogo entre fé e razão, bem como o aprofundamento da doutrina cristã.

Dom Ignazio Sanna tem 77 anos. Nasceu na Itália em 20 de fevereiro de 1942. Foi ordenado sacerdote em 11 de março de 1967. Em 1983, foi nomeado capelão honorário de Sua Santidade.

Desde 27 de novembro de 2000, é membro ordinário da Pontifícia Academia de Teologia e, de 2004 a 2006, foi membro ordinário da Comissão Teológica Internacional.

Em 22 de abril de 2006, foi nomeado Arcebispo de Oristano, cargo que ocupou até 4 de maio deste ano, quando o Papa Francisco aceitou sua renúncia por ter atingido o limite de 75 anos para o serviço episcopal.

O que faz a Pontifícia Academia de Teologia?

Segundo indica o Pontifício Conselho para a Cultura, dicastério ao qual está associada a Pontifícia Academia de Teologia, esta instituição foi fundada em Roma e recebeu seus primeiros estatutos do Papa Clemente XI em 1718.

"Criada como sede das ciências sagradas com o fim de formar teólogos bem preparados, a Academia tem a missão de promover o diálogo entre a fé e a razão, assim como aprofundar a doutrina cristã", assinala o site.

Esta tarefa se realiza seguindo as indicações do Papa "para apresentar a mensagem cristã de uma forma que corresponda às exigências do nosso tempo".

Como base para a sua missão, a Pontifícia Academia de Teologia tem a encíclica Fides et ratio do Papa João Paulo II, na qual se destaca que a tarefa deste organismo "consiste em apresentar a inteligência da Revelação e o conteúdo da fé” que se expressam no tempo e nas culturas.

"Uma das principais tarefas dos acadêmicos consiste em compreender a verdade revelada e apresentá-la aos homens de hoje, para que recebam a mensagem de Cristo e a encarnem em sua própria vida e em sua própria cultura, como fonte inesgotável de renovação, tanto no campo da fé como da moral", indica o site.

Confira também: