O Senado da França estabeleceu que a Catedral de Notre Dame de Paris seja restaurada como era antes do incêndio que a afetou em 15 de abril.

Na segunda-feira, 27 de maio, os legisladores aprovaram um projeto de lei segundo o qual o emblemático templo parisiense será restaurado de acordo com o "último estado visual".

Esta decisão foi tomada depois que o governo do presidente Emmanuel Macron convocou um concurso de arquitetura para receber diversas propostas de restauração. O mandatário havia encorajado "uma reconstrução inventiva" da catedral histórica, patrimônio da França.

O Senado também eliminou do projeto uma cláusula que permitia ao governo anular o planejamento, a proteção ambiental, do patrimônio e os regulamentos das licitações públicas para acelerar a reconstrução.

A norma também permite que as doações para a reconstrução realizadas a partir de 15 de abril, dia do incêndio, sejam dedutíveis de impostos. Uma versão anterior ao projeto de lei só permitia a dedução para doações a partir de 16 de abril.

Os edifícios religiosos na França, como a Catedral de Notre Dame, são propriedade do Estado desde a adoção da lei de 1905 sobre a separação da Igreja e do Estado, que formalizou a laicidade no país.

Em 15 de abril, um incêndio devastador começou no templo pouco antes das 19h. O telhado e o pináculo foram destruídos pelo fogo, porém as estruturas principais não foram danificadas.

Entre os tesouros que foram resgatados estão as relíquias de um cravo e a sagrada coroa de espinhos.

Em 2017, um porta-voz da catedral explicou que foram necessários mais de 100 milhões de dólares para restaurar o templo, porque até então algumas de suas áreas já estavam muito danificadas. As obras começaram em julho de 2018.

Como parte do trabalho de restauração, no dia 11 de abril, 16 estátuas de cobre, cada uma com 3 metros de altura e pesando 250 quilos, foram removidas do pináculo.

A Catedral de Notre Dame em Paris é a sede da Arquidiocese da capital francesa. É um dos templos góticos mais famosos do mundo. Foi construído entre 1163 e 1345.

O templo é cercado pelas águas do rio Sena e é dedicado a Virgem Maria. Notre Dame significa Nossa Senhora em português.

Confira também: