Giacomo e Davide são dois irmãos gêmeos, de 26 anos, que em 25 de maio foram ordenados sacerdotes juntos na Diocese de Treviso (Itália).

Estes dois irmãos iniciaram seu caminho vocacional aos 11 anos, quando receberam a proposta de fazer parte da pastoral vocacional no seminário de Treviso junto com outras crianças da catequese.

Pe. Giacomo conta que este caminho começou quando estavam no 5º ano do Ensino Fundamental e enfatiza que, diante desta oportunidade, nunca perguntou ao irmão o que ele faria, mas simplesmente compartilharam "um caminho".

"Certamente, aos 11 anos, não me perguntava se queria ser sacerdote ou não. Tudo começou um pouco como uma nova aventura. Conforme fomos crescendo, cada um começou seu discernimento, aprofundando na teologia e na escolha de ser sacerdote”, explicou Pe. Giacomo a Famiglia Cristiana.

Por isso destacam que, embora seu caminho vocacional tenha sido paralelo, seu discernimento foi "pessoal, autônomo e livre".

Durante todo este tempo, o apoio de sua família foi fundamental, razão pela qual sempre foram apoiados em sua decisão e em sua fé por sua mãe Agnese, por seu pai Giampietro e por suas irmãs Irene e Maria.

"Nestes anos, nunca nos sentimos sozinhos, sempre estivemos acompanhados, apoiados, sobretudo, por nossos pais. Graças ao seu primeiro ‘sim’ e ao seu testemunho de vida, pudemos dizer o nosso ‘sim’. Quando fomos do ministério de jovens para o seminário, tínhamos 15 anos de idade", explica um dos irmãos.

Durante estes 15 anos, tiveram que reafirmar sua decisão em numerosas ocasiões, desde que começaram com 11 anos a participar da pastoral vocacional do seminário em Treviso.

Uma dessas ocasiões foi quando Giacomo e Davide terminaram o Bacharelado Científico e de Comunicação, respectivamente, e iniciaram os estudos de Teologia no seminário. E também agora, ao ser ordenado sacerdote, Pe. Davide assegura que ter dito “sim” ao Senhor lhe dá uma “grande paz interior”, “como nunca antes havia sentido”.  

"Finalmente eu disse ‘sim’ ao Senhor de maneira definitiva. Sei que estou onde o Senhor quer. E tenho a sorte de ter o meu irmão ao meu lado para compartilhar a profundidade e a importância de tudo o que estamos vivendo", assegurou.

Confira também: