Desconhecidos danificaram e depois decapitaram a estátua de um importante santo ucraniano do lado de fora da Catedral de Vladimir e Olga, no Canadá, gerando comoção e indignação por parte do clero e dos fiéis de todo o país.

A catedral pertence à Arquieparquia de Winnipeg, uma circunscrição da Igreja Greco-Católica Ucraniana no Canadá.

O reitor da catedral, Pe. Michael Buyachok, assegurou à CBC que ficou "arrasado" após o vandalismo ocorrido na terça-feira, 21 de maio, contra a estátua de São Vladimir de Kiev.

"Eu olhei para a imagem e fiquei arrasado. É um evento trágico, porque a estátua simboliza algo para nós. Nossos paroquianos conhecem a estátua de cor", disse o Pe. Buyachok.

Segundo os funcionários da igreja, a cabeça e outras peças que compõem a estátua ainda estão desaparecidas. Também informaram que viram um grupo de adolescentes brincando em volta da estátua na segunda-feira, 20 de maio, pela noite.

Pe. Buyachok disse que a imagem era muito querida pelos fiéis e, além disso, tinha sido feita por um escultor local, Leo Mol.

É uma situação muito decepcionante, “porque a estátua tinha sido abençoada por São João Paulo II durante sua visita a Winnipeg em 1984", acrescentou o reitor.

Em um comunicado divulgado na sexta-feira, 24 de maio, a Arquieparquia de Winnipeg informou que o arcebispo de Winnipeg, Dom Lawrence Huculak, também está entristecido com o "vandalismo incompreensível de uma figura de tal valor histórico e artístico" e que "a restauração da estátua é uma das prioridades".

Ele também disse que "há várias teorias sobre por que a estátua foi danificada de tal forma. No entanto, a polícia e outros ainda estão investigando os motivos e as pessoas envolvidas".

Segundo CBC, a polícia descreveu o ato como vandalismo e roubo.

São Vladimir I de Kiev, grande príncipe de Kiev, é venerado por ser batizado em 988, o que resultou na cristianização da Rus de Kiev, um estado cujo patrimônio é reclamado pela Ucrânia, Rússia e Bielorrússia.

Confira também: