O Hospital Bambino Gesù, em Roma, recebeu quatro menores venezuelanos que receberão tratamento para doenças graves nos próximos dias.

Os menores são três adolescentes entre 13 e 17 anos e uma menina de 10 anos, todos afetados por doenças oncológicas.

Acompanhados pelos pais e enfermeiros da Cruz Vermelha, os menores partiram nesta terça-feira, 21 de maio, do aeroporto de Caracas e chegaram à Itália na quarta-feira, 22 de maio, com um visto médico emitido pela embaixada italiana na Venezuela.

Assim que chegaram ao hospital, os menores foram submetidos a uma primeira avaliação médica no Departamento de Emergência e Ingresso do Bambino Gesù. Depois disso, três dos quatro foram internados no centro médico e o quarto em uma casa disponibilizada para pacientes de longo prazo que vêm do exterior.

A Venezuela, imersa em uma grave crise política, econômica e social, sofreu o colapso de seu sistema de saúde. Segundo a ONU, por meio da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, muitas crianças morreram em hospitais venezuelanos devido a infecções causadas pela falta de higiene.

Além disso, a desnutrição também causou numerosas mortes entre menores em diferentes hospitais na Venezuela.

A falta de alimentos, a deterioração das infraestruturas de saúde e a diminuição do número de médicos e outros profissionais de saúde são outros problemas do sistema médico venezuelano.

Confira também: