O Papa Francisco recebeu no Vaticano nesta sexta-feira, 24 de maio, as delegações da Bulgária e da Macedônia do Norte no tradicional encontro anual por ocasião da festa dos Santos Cirilo e Metódio, conhecidos como os apóstolos dos eslavos.

Segundo informou o diretor interino da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti, o Pontífice agradeceu aos búlgaros "pela excelente acolhida durante a visita no país",

Nesta linha, o Santo Padre declarou que ficou comovido por ocasião da Primeira Comunhão das 245 crianças na Missa que celebrou em Rakovski e que ficou impressionado pela consideração que os idosos recebem na sociedade búlgara.

"Este é sinal de veneração da tradição que não é custódia das cinzas, mas salvaguarda do fogo", disse o Papa citando uma frase de Gustav Mahler publicada em um recente artigo no L'Osservatore Romano.

Em seguida, Gisotti assinalou que Francisco cumprimentou "com particular afeto" o Metropolita Antônio e manifestou palavras de grande estima pelo Patriarca Neofit, definido pelo Santo Padre um “homem de fé, um homem bondoso e profundo".

O Papa agradeceu à Delegação da Macedônia do Norte, pela acolhida das autoridades e do povo durante a visita no país e recordou em particular a Missa em Skopje e a visita ao memorial de Madre Teresa e o encontro com os jovens de várias religiões "um importante sinal de fraternidade".

Finalmente, o Santo Padre expressou que o povo da Macedônia do Norte "é historicamente a porta de entrada do Cristianismo na Europa".

Confira também: