O Secretário Geral da Conferência Episcopal Francesa, Dom Olivier Ribadeau Dumas, assinalou que em junho de 2019, se encontrarão com filhos de sacerdotes para ouvir seus testemunhos de sofrimento.

Dom Olivier Ribadeau Dumas indicou que são três membros da associação francesa Children of Silence, que no dia 13 de junho irão à sede do Episcopado em Paris, segundo informou o jornal Le Monde.

A presidente de Children of Silence, Anne-Marie Jarzac, disse que o encontro de junho é um passo positivo. Jarzac se reuniu em fevereiro com Dom Dumas e com o Secretário Geral Adjunto do Episcopado, Pe. Emmanuel Coquet, a fim de preparar o encontro.

"Foi um momento muito emocionante. Pela primeira vez, sentimos que a Igreja abriu as portas para nós, que não houve mais negação, mas uma escuta e consciência em relação ao que vivemos", disse Jarzac ao Le Monde.

Jarzac é filha de um sacerdote e uma freira. Dirige a associação francesa para filhos de sacerdotes com mais de 50 membros.

Em fevereiro de 2019, o Vaticano confirmou a existência de um documento interno da Congregação para o Clero, que descreve os critérios para atuar em casos de sacerdotes com filhos. O nome do documento é "nota relativa à prática da Congregação para o Clero a propósito dos clérigos com filhos".

Nesses casos, alguns sacerdotes solicitam a dispensa ou são removidos do estado clerical para cumprir sua responsabilidade como pai.

"Cada caso é examinado no mérito e na própria especificidade", disse o Cardeal Beniamino Stella, Prefeito da Congregação para o Clero, em entrevista ao L'Osservatore Romano no dia 27 de fevereiro. O Cardeal indicou que as exceções sobre a suspensão do estado clerical são raras.

"O bem-estar da criança e o seu cuidado devem estar no centro da atenção da Igreja para que não faltem aos filhos, não somente o necessário para viver, mas sobretudo o papel educativo e o afeto de um pai ", disse o Cardeal Stella.

O Prefeito da Congregação para o Clero também respondeu aos argumentos de que a presença dos filhos de sacerdotes, de alguma maneira, prejudica o valor do celibato sacerdotal na Igreja.

"O fato que alguns padres tenham vivido relações e tenham colocado no mundo filhos não diz respeito ao tema do celibato sacerdotal que representa um dom precioso para a Igreja latina, com valor sempre atual, como se manifestaram os últimos Pontífices, de São Paulo VI até o Papa Francisco", acrescentou.

Confira também: