Após a solicitação dos pais de Vincent Lambert, a Corte de Apelação de Paris (França) ordenou que se reestabeleçam a alimentação e hidratação que haviam sido suspensas nesta segunda-feira, 20 de maio, no hospital Chu em Reims.

Vicent Lambert ficou tetraplégico depois de um acidente de moto em 2008. Seus pais, Pierre e Viviane, estão lutando nos tribunais desde 2013 para mantê-lo com vida; por outro lado, sua esposa Rachel –apoiada por alguns irmãos de Vincent- pede que desconectem os suportes vitais dele.

Seu caso comoveu toda a França e pessoas de todo o mundo, mas também é utilizado por grupos promotores da eutanásia.

Segundo informa o jornal francês Le Figaro, a Corte ordenou “que o Estado francês tome todas as medidas para respeitar as medidas provisórias exigidas pelo Comitê Internacional de Direitos das Pessoas com Deficiências no dia 3 de maio de 2019, ou seja, a alimentação e a hidratação” de Lambert.

O advogado do sobrinho de Vincent Lambert, François, que está a favor da retirada da alimentação e hidratação de seu tio, expressou seu desacordo com a medida da Corte.

Por sua parte, os advogados dos pais de Vincent, Jean Paillot e Jérôme Triomphe, exclamaram para os meios de comunicação franceses: “Nós ganhamos!”.

Na Corte, Triomphe mostrou um vídeo de Vincent Lambert “sabendo que ia morrer”. “Fala-se dele como se fosse um jovem sem nenhuma consciência. Quando viu ontem seus pais e seu irmão, Vincent chorou. Este é o homem que hoje estão matando”, acrescentou.

François Lambert explicou que na família há dois grupos: um a favor da suspensão dos cuidados e outro que sempre lutou para mantê-los.

“Há o grupo A (os pais, um irmão e uma irmã) e o B (a esposa, o sobrinho e outros irmãos). Temos duas horas para cada grupo na manhã e depois duas horas na tarde. E uma de cada duas noites desde 22h às 7h”, indicou.

“Vincent Lambert não está em estado terminal, não sofre uma doença incurável: após um grave acidente está em uma situação terrível de dependência absoluta, a de um ser humano que pode continuar vivendo recebendo simplesmente os cuidados que toda pessoa tem direito, e que deveriam incluir ser alimentado e hidratado, considerados pela lei como ‘tratamento’”, assinalaram recentemente um grupo de cem juristas franceses que pediram para não suspenderem a alimentação e hidratação do homem paraplégico.

Confira também: