Nessa quarta-feira 10 de agosto os diáconos chilenos celebrarão seu dia, coincidindo com a festividade de São Lourenço, diácono e mártir.

Diáconos chilenos participarão de distintas atividades para comemorar o seu dia, como Eucaristias, retiros, jornadas de formação e encontros com distintos bispos do país.

Entre outras coisas, a função do diácono consiste em ajudar ao bispo e aos sacerdotes na celebração dos mistérios divinos sobre tudo da Eucaristia, e na distribuição da mesma, ajudar na celebração do matrimônio e benzê-lo, proclamar o evangelho e pregar, presidir as exéquias e entregar-se aos diversos serviços de caridade. O diaconato permanente, que pode ser conferido a homens casados, constitui uma riqueza importante dentro da Igreja.

São Lourenço

Era um dos sete diáconos da Igreja de Roma, cargo que consistia no cuidado dos bens da Igreja e a distribuição de esmolas aos pobres. No ano 257, o imperador Valeriano publicou o decreto de perseguição contra os cristãos e, no 258 o Papa São Sixto II foi detido e decapitado. São Lourenço o seguiu no martírio quatro dias depois. Segundo as tradições, quando o Papa São Sixto se dirigia ao lugar da execução, São Lourenço ia junto a ele e chorava. "aonde vai sem seu diácono, meu pai? ", perguntava-lhe. O Pontífice respondeu: "Não pense que te abandono, meu filho, pois dentro de três dias me seguirás".