O Papa Francisco pediu aos 19 novos sacerdotes aos quais ordenou neste domingo, 12 de maio, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, que não sujem a Eucaristia com “interesses mesquinhos”.

“Por favor, não a sujem com interesses mesquinhos”. “O Senhor quis salvar-nos gratuitamente; Ele mesmo nos disse: ‘Deem gratuitamente aquilo que receberam gratuitamente’. A celebração da Eucaristia é o ápice da gratuidade do Senhor”.

Os novos sacerdotes ordenados neste IV Domingo da Páscoa, quando se celebra o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, são: 1 do Seminário Romano, 8 do seminário Redemptoris Mater, 8 dos Filhos da Cruz, 1 da Diocese de Hinche e 1 dos Discípulos de Cristo.

O Santo Padre recordou aos novos sacerdotes que, ao exercer o Ministério da Sagrada Doutrina, “serão partícipes da missão de Cristo, o único mestre”. Nesse sentido, sublinhou que a ordem sacerdotal “não é uma associação cultural, não é um sindicato: vocês serão envolvidos no mistério de Cristo”.

“Dispensem a todos aquela Palavra de Deus que vocês mesmos receberam com alegria e, para isso, leiam e meditem assiduamente a Palavra do Senhor, para crer naquilo que leram, ensinar aquilo que aprenderam na fé, viver segundo aquilo que ensinaram. Nunca se pode fazer uma homilia, uma pregação sem muita oração, com a Bíblia na mão”.

O Papa também lhes pediu que “seja também sua doutrina alimento para o povo de Deus. Quando vem do coração, quando nasce da oração, é muito fecunda. Sejam alegria e sustento dos fiéis de Cristo, perfume de sua vida, homens de oração, homens de sacrifício. Porque, com a Palavra e o exemplo, edificam a casa de Deus, que é a Igreja”.

Desse modo, “continuarão a obra santificadora de Cristo. Mediante seu Ministério, o sacrifício espiritual dos fiéis se torna perfeito”.

“Estejam atentos na celebração da Eucaristia”, recomendou Francisco. “Reconheçam e reflitam sobre o que celebrarem, porque participando ao mistério da morte e da ressurreição do Senhor vocês levam a morte de Cristo em seus membros e caminham com ele em unidade de vida”.

“Com o Batismo, agregarão novos fiéis ao povo de Deus. Com o sacramento da penitência, perdoarão os pecados em nome de Deus, de Cristo, da Igreja. E, por favor, aqui lhes peço que não se casem de ser misericordiosos, como o Pai, como Jesus foi misericordioso conosco. Com o santo óleo, darão alívio aos enfermos. Percam tempo em visitar os enfermos”.

O Papa continuou: “Conscientes de ser santos escolhidos entre os homens e constituídos em seu favor para atender às coisas de Deus, exerçam com alegria e caridade, com sinceridade a obra sacerdotal de Cristo. Tentem unicamente agradara Deus e não a vocês mesmos. A alegria sacerdotal só se encontram sobre este caminho, tentando agradar a Deus, que escolheu você”.

“Enfim, participando da Missão de Cristo, cabeça e pastor, em comunhão filial com seu Bispo, comprometidos em unir os fiéis em uma única família. Esta proximidade própria do sacerdote: próximos de Deus na oração; próximos ao Bispo, que é o seu pai; próximos no sacerdócio como irmãos, sem ‘acotovelar-se’ um contra o outro; próximos ao povo de Deus”.

O Papa finalizou sua homilia pedindo aos novos sacerdotes que tenham “sempre diante dos olhos o exemplo do Bom Pastor, que não veio para ser servido, mas para servir e para salvar aquele que se perdeu”.

Confira também: