O Papa Francisco visitou a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, nesta terça-feira, 7 de maio, para agradecer à Virgem pelo êxito de sua viagem apostólica à Bulgária e à Macedônia do Norte.

Como é tradição, o Pontífice vai à Basílica de Santa Maria Maior para rezar diante da imagem da Salus Populi Romani (Protetora do Povo Romano), antes e depois de suas viagens internacionais.

“Ao regressar de sua viagem a Bulgária e Macedônia do Norte, o Papa Francisco foi à Basílica de Santa Maria Maior para rezar”, confirmou no Twitter o diretor da Santa de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti.

O Pontífice aterrissou no aeroporto de Roma-Fiumicino às 19h52 (horário local).

Esta foi a 29ª viagem internacional do Papa Francisco.

Antes de parte para ambos os países da Europa Oriental, Francisco disse em uma mensagem de vídeo que sua peregrinação à Bulgária mostra um "sinal de fé, unidade e paz" e para recordar a memória de São João XXIII, "que durante os quase dez anos que passou em Sófia como Delegado Apostólico, criou um vínculo de estima e afeto com seu povo que continua até agora".

Foi a segunda vez que um Pontífice visitou a Bulgária, após a viagem de São João Paulo II, em maio de 2002.

A viagem à Macedônia do Norte, por sua vez, teve como objetivo comemorar os 25 anos do estabelecimento das relações diplomáticas com a Santa Sé.

Durante esta visita, o Papa visitou o memorial de Madre Teresa localizado em Skopje, no lugar onde ficava a igreja onde a religiosa foi batizada e onde ia rezar frequentemente.

O Santo Padre se deteve diante das relíquias da santa em oração silenciosa e depois recitou uma oração em sua honra para pedir sua intercessão.

Confira também: