No segundo dia de sua viagem apostólica à Bulgária, o Papa Francisco visitou o centro de refugiados Vrazhdebna, localizado nos arredores de Sófia, capital da Bulgária.

O Santo Padre agradeceu a todos os presentes, aos voluntários, aos pais e, em particular, às crianças da Síria e do Iraque pelos desenhos que fizeram e por terem cantado "canções muito bonitas, as crianças trazem alegria em seu caminho, um caminho nem sempre belo, por causa da dor de deixar a pátria e tentar se integrar em outro país", afirmou o Papa.

"Hoje, o mundo dos migrantes e refugiados é um pouco uma cruz, uma cruz da humanidade, e a cruz é tanta gente que sofre", indicou o Pontífice, que agradeceu a todos pela "sua boa vontade” e também desejou “o melhor para vocês e aos seus concidadãos, que vocês deixaram em sua pátria. Que Deus abençoe vocês e rezem por mim”, exclamou.

O Papa chegou ao centro de refugiados às 8h25 (hora local) e foi acolhido pelo diretor da instituição e pelo diretor da Cáritas local na entrada principal, em seguida, foram para o refeitório onde se reuniu com cerca de 50 pessoas, entre as quais havia crianças de 6 a 10 anos com seus pais e alguns voluntários.

Uma voluntária búlgara da Cáritas, Silsila Mahbub, explicou ao Papa que buscam "estar próximos aos mais vulneráveis", que anseiam por uma vida melhor, e o fazem independentemente de sua raça e confissão religiosa.

"Nós católicos queremos fazer com que eles experimentem concretamente o amor de Deus... esforçamo-nos para difundir o amor misericordioso de Deus aos irmãos”, disse Silsila.

Depois dos cantos das crianças, o Santo Padre cumprimentou os presentes e lhes concedeu sua bênção.

Por sua parte, o diretor interino da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti, descreveu o clima da visita como "muito calorosa" e destacou as pessoas de diferentes nacionalidades e também de religiões diferentes, que abraçaram o Papa.

Além disso, Gisotti ressaltou o momento no qual as crianças presentearam o Santo Padre com seus desenhos, "presente que o Papa valorizou muito". "Eram desenhos lindos, alegres, assim como o coral infantil que acompanhou a visita".

Finalmente, o porta-voz vaticano destacou a Vatican News a introdução da voluntária da Cáritas que descreveu o trabalho diário que realizam em favor da integração, "ensinando o idioma búlgaro e inglês, tentando viver diariamente o que o Papa sempre nos diz, ou seja, a acolhida, a integração e o acompanhamento destas pessoas que sofrem”.

Antes de partir para o aeroporto de Sófia, em direção a Ravosky, onde celebrou a Missa com a Primeira Comunhão na Igreja do Sagrado Coração, o Papa presenteou o centro com um ícone bizantino da Virgem.

O centro de refugiados Vrazhdebna foi inaugurado em 2013 em um prédio que antes foi uma escola localizada nos arredores de Sófia. Este campo é um dos três locais para refugiados na capital búlgara, juntamente com os de Ovcha Kupel e Voenna Rampa.

O atendimento de refugiados é realizado por organizações internacionais e por ONGs locais. A Cruz Vermelha da Bulgária, financiada pela Federação Internacional e pela Cruz Vermelha Suíça, distribui alimentos, kits de higiene e dá assistência às crianças.

Confira também: