O Papa Francisco confiou à intercessão de Madre Teresa de Calcutá sua próxima viagem à Macedônia do Norte que acontecerá no dia 7 de maio, após a visita à Bulgária.

Em uma mensagem de vídeo divulgada no dia 4 de maio, o Santo Padre ressaltou que Madre Teresa é "uma grande santa, filha desta terra", que nasceu e cresceu em Skopje, capital da Macedônia do Norte, e "converteu-se com a graça de Deus em uma missionária corajosa do amor de Cristo no mundo, dando consolo e dignidade aos mais pobres entre os pobres".

Além disso, o Pontífice afirmou que através desta breve mensagem "gostaria de expressar minha alegria e os sentimentos de carinho que tenho pelo seu povo e pela Igreja que vive em sua terra" e explicou que, depois da conquista da independência do país, a “Santa Sé quis estabelecer relações de amizade e relações diplomáticas”.

Por outro lado, o Papa assinalou que "hoje, mais do que nunca, é necessário fazer crescer na Europa e em todo o mundo a cultura do encontro, a cultura da fraternidade".

Assim, Francisco disse que irá para "semear estas sementes" e acrescentou que, com certeza, "é terra boa que será capaz de recebê-las e dar frutos".

"De fato, a particular beleza do rosto de seu país se deve precisamente à variedade de culturas, pertenças étnicas e religiosas que nele habitam”, expressou.

No entanto, o Papa reconheceu que "a convivência nem sempre é fácil, nós sabemos, mas é um esforço que vale a pena porque os mosaicos mais belos são os mais ricos em cores”.

Ao concluir, o Papa incentivou a preparar este próximo encontro com a oração, "para que seja fecundo de paz e de todo bem para todo o seu povo. Que Deus os abençoe!”. 

Confira também: