O Papa Francisco recebeu na quint-afeira, 2 de maio, o primeiro grupo de bispos da Argentina que realizam sua visita ad limina apostolorum no Vaticano, depois da última realizada em 2009 com Bento XVI.

A audiência com os bispos argentinos começou às 10h e durou duas horas, ocorreu em "um clima de intercâmbio, diálogo e fraternidade", segundo relatou o diretor de comunicação da Conferência Episcopal Argentina (CEA), Pe. Máximo Jurcinovic.

Durante o encontro, os 31 bispos presentes compartilharam com o Santo Padre "as diferentes realidades pastorais de suas dioceses e seus desafios", e o Papa Francisco os encorajou a serem "testemunhas da fé" e a dedicarem tempo para acompanhar "especialmente os jovens da Argentina".

Além disso, segundo Pe. Jurcinovic, no intercâmbio pastoral, os bispos conversaram com o Papa sobre a importância da educação na Argentina. O Pontífice "os encorajou a continuarem fortalecendo a tarefa da Igreja neste importante aspecto", afirmou.

Da mesma forma, os prelados falaram sobre as vocações sacerdotais e o Papa compartilhou sua opinião ao se referir à riqueza das viagens apostólicas.

Finalmente, o diretor de comunicação da CEA assinalou que os bispos manifestaram que no encontro de quinta-feira "renovaram sua adesão e seu ministério episcopal".

Por sua parte, o Bispo de Chascomus e Secretário Geral da CEA, Dom Carlos Malfa, disse ao Papa que os prelados "não vieram sozinhos", mas que em seus corações também estavam "as alegrias e tristezas, dores e esperanças dos homens e mulheres da Pátria, especialmente dos pobres, dos fracos, daqueles que sofrem".

Após a audiência, o Arcebispo de La Plata, Dom Víctor Manuel Fernández, disse a L'Osservatore Romano que durante este encontro também abordaram "com preocupação a questão da polarização no país e que o Papa expressou seu desejo de visitar o país ".

A visita ad limina dos bispos da Argentina continuará até o dia 18 de maio.

Confira também: