O Papa Francisco assegurou que realizará uma peregrinação à Bulgária “sob o signo da fé, da unidade e da paz” e para recordar a memória de São João XXIII.

Em uma mensagem de vídeo divulgada nesta sexta-feira, 3 de maio, o Santo Padre saúda os “queridos irmãos e irmãs” da Bulgária, país que visitará de 5 a 7 de maio, quando também irá à Macedônia do Norte.

“Ir à Bulgária será para mim e meus colaboradores uma peregrinação sob o signo da fé, da unidade e da paz”, afirmou.

O Papa assinalou ainda que esta terra “é a Pátria de testemunhas da fé, desde a época em que os santos irmãos, Cirilo e Metódio, ali semearam o Evangelho: uma semeadura fecunda, que produziu frutos abundantes também nos períodos difíceis do século passado”.

Além disso, o Pontífice recordou que São João Paulo II dizia isso frequentemente, ele que se esforçou para que a Europa “redescobrisse o poder libertador de Cristo e continuasse a respirar com seus dois pulmões”.

Por isso, Francisco explicou que, “seguindo suas pegadas, terei a alegria de conhecer, pessoalmente, Sua Santidade o Patriarca e o Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa na Bulgária”, para manifestar juntos “nosso desejo de seguir o Senhor Jesus no caminho da comunhão fraterna entre todos os cristãos”.

Por outro lado, o Santo Padre destacou que sua peregrinação “será totalmente em memória de São João XXIII, que, durante quase dez anos transcorridos em Sófia, como Delegado Apostólico, criou, com o seu povo, um vínculo de estima e afeto, que ainda perdura em nossos dias”.

São João XXIII “era um homem de fé, de comunhão e de paz”, sublinhou o Papa Francisco, o qual disse que, por este motivo, escolheu como lema da viagem apostólica o título de sua histórica encíclica “Pacem in terris”.

“Peço-lhes que, por favor, acompanhem-me com sua oração” e rezo para que “Deus conceda a paz e a prosperidade à Bulgária”, concluiu.

Confira também: