O Bispo da Diocese de Jaén (Espanha), Dom Amadeo Rodríguez, explicou em sua carta pastoral porque a Ave Maria é "fundamentalmente uma oração de Páscoa".

Em sua carta intitulada "Ave Maria", o Bispo de Jaén (Espanha), assegura que "esta saudação de Deus definitivamente encheu o coração de Maria de vida” e “que era um convite a viver na confiança de que Deus estava com ela e nela”.  

"Ao escutar ‘Ave Maria’", Nossa Senhora começou "o seu itinerário de vida como Mãe de Jesus e nossa Mãe", a partir desse momento Maria "teve a clara consciência de que a graça de Deus estava com ela e de que tudo o que acontecia com ela era salvador, porque sua vida estava santificada e enriquecida pela graça, antecipando os méritos de seu Filho".

Através destas palavras pronunciadas pelo Arcanjo Gabriel, "conheceu o amor entranhável de Deus por Ela e por toda a humanidade" e "como começou o mistério da encarnação redentora de seu Filho Jesus Cristo”, porque “estava anunciando nesta saudação, dirigida a quem seria o seio e o coração deste maravilhoso mistério de amor”.

"Por isso, a Ave Maria é fundamentalmente a oração da Páscoa, que é o tempo da maternidade da Virgem em Cristo ressuscitado por todos nós", destaca o Prelado.

Assim, o Bispo de Jaén anima a "renovar esta saudação a partir do nosso coração feliz pela ressurreição do Filho de Maria, o que nos ajudará a confessar a Cristo Ressuscitado, coração da fé”.

Também incentiva a que cada uma das festas de Nossa Senhora que sejam celebradas neste Tempo Pascoal “seja uma ocasião para reforçar em nós a alegria da fé” e destaca “a celebração da Mãe de toda a diocese, a Santíssima Virgem da Cabeça”, padroeira da Diocese de Jaén que é celebrada em 28 de abril.

Nesse sentido, coloca o Santo Terço como oração principal durante a Páscoa porque, segundo ele, “não há oração que nos aproxime mais a Cristo, que nos leve a um encontro com ele e, portanto, que seja mais missionária”.

"Pouco a pouco, Ave Maria, a Ave Maria, irá caindo a cada dia em nosso coração o precioso orvalho da vida em Cristo, contemplada a partir da Santíssima Virgem", explica o Bispo.

Assegura também que na peregrinação diocesana ao Santuário de Fátima, pedirá a Nossa Senhora “que alente todos os diocesanos no ardor missionário”.

Por isso, Dom Rodriíguez anima a ler a carta apostólica "Rosarium Virginis Mariae", que descreve "o itinerário catequético do Terço, que nos leva a ser discípulos missionários".

O Bispo destaca que o Terço é "lembrar" que "Maria nos ensina a trazer ao presente de nossa vida os eventos de seu Filho Jesus Cristo".

Ele também assegura que esta oração é "compreender" e "configurar-se com Cristo", porque "a Virgem, que conhece Jesus melhor que ninguém, vai nos levando em cada mistério ao conhecimento pleno da verdade ao longo de todo o caminho de sua vida”.

E "rogar" e "anunciar Cristo", porque "com Maria, os cristãos acolhemos o envio missionário de Jesus a seus apóstolos e o anunciamos em seu mistério pascoal, em sua morte e ressurreição”.

"O Terço tem uma grande força e é um recurso precioso na ação de todo evangelizador e na vida pastoral de uma Igreja evangelizada", destacou Dom Rodríguez.

Por isso, o Bispo de Jaén anima a que "na Páscoa celebrem, com Maria, a Glória ressuscitada de Cristo” e “em cada romaria, em cada peregrinação, em cada família, em cada cristão, sozinho ou em comunidade, o Terço será um convite a crescer no fervor apostólico e missionário”.

Confira também: