O Vaticano transferirá toda a redação de L'Osservatore Romano e demais meios de comunicação dependentes da Santa Sé para um novo escritório fora dos muros do Vaticano e, portanto, nos territórios italianos.

Segundo informou o Prefeito do Dicastério para a comunicação da Santa Sé, Paolo Ruffini, nesta terça-feira, 30 de abril, os jornalistas, tanto de L'Osservatore, como de Vatican News, Rádio Vaticana e CTV realizarão seus trabalhos no Palácio Pio, um edifício que é propriedade da Santa Sé, mas fica em frente ao Castelo de Sant’Angelo, muito próximo ao Vaticano.

Com esta medida, L'Osservatore abandona o território vaticano pela primeira vez em 90 anos, embora caiba recordar que, quando este histórico jornal foi fundado em 1861, sua sede ficava fora dos muros vaticanos, isto é, esteve em território italiano a partir de 1870, quando Roma foi incorporada ao reino da Itália. Só em 1929 com a assinatura dos Pactos Lateranenses que sua sede foi transferida para dentro do Vaticano.

Paolo Ruffini explicou essa medida no contexto do processo de reforma dos meios de comunicação vaticanos e a necessidade de otimizar os espaços disponíveis.

No entanto, também indicou que essa transferência não ocorrerá de forma imediata, será efetiva dentro de um ano. Afirmou ainda que, antes desta decisão se tornar pública, os jornalistas envolvidos foram informados.

Por outro lado, o pessoal administrativo e técnico mudará para o Palácio Leão XIII, dentro dos muros do vaticano, onde nasceu a Rádio Vaticana.

Neste caso, as obras de adaptação do espaço já terminaram e a mudança começará em breve.

Além disso, Ruffini disse que, com esta medida de juntar todos os jornalistas de diferentes meios de comunicação, poderá ser criado um “hub linguístico”. Isso facilitará a colaboração dos profissionais que falam um mesmo idioma, mas que trabalham para meios diferentes.

A mudança de L'Osservatore Romano e outros meios de comunicação do Vaticano representa mais um passo no processo de reorganização da comunicação do Vaticano dentro do contexto da reforma da Cúria, empreendida pelo Papa Francisco.

O passo mais decisivo foi dado em dezembro de 2017, quando terminou a unificação das redações de todos os meios de comunicação do Vaticano, que passaram a integrar um único portal comum www.vaticannews.va, embora cada meio continue conservando suas respectivas direções, identidades e objetivos.

Confira também: