Convocados por seu Pastor, Dom. Orlando Romero, a diocese de Canaletas ofereceu no final de semana passado uma jornada de oração pela santificação dos sacerdotes.

Recordando a festa de São João Maria Vianney, padroeiro dos párocos e sacerdotes diocesanos, os fiéis ecoaram às intenções do Papa Bento XVI, quem aquele dia fez também referência ao Santo Cura d'Ars como modelo para a santidade dos sacerdotes.

Dom Romero exortou aos presbíteros, assim como às comunidades paroquiais e religiosas de sua Diocese, a viver a santidade porque "a ninguém escapa a necessidade de ser Santos, já que a ‘vontade de Deus é nossa santificação’. Se a santidade for um chamado universal com quanta maior exigência para quem é os servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus (1ª Cor, 4,1) chamados a ser Santos em toda sua conduta, de acordo aos que está escrito: ‘Sejam Santos porque eu sou santo ( 1ª P. 1, 15-16)’".

O Bispo de Canaletas assinalou também que "não é exagerado afirmar que as mudanças profundas a que nos conduz esta nova época da história reclamam a presença de homens e mulheres Santos que sejam os sentinelas que alertam o caminho da passagem dos desejos à realização de um mundo novo. Assim o foram os Santos e o seguirão sendo".

A seguir o texto da oração que com essa intenção elevaram os fiéis durante esta jornada:

"Senhor olhai seus sacerdotes,
vós vos escolhestes, consagrastes,
e os enviaste a vossa Vinha.
Eles são vossos: santificai-os na verdade,
Conservai-os na fidelidade,
Concedei-lhes a alegria em vosso serviço.
Que não sucumbam diante da solidão
Nem se abatam diante da escassez da colheita.
Maria, mãe de Jesus e nossa mãe:
Que no exercício de vosso ministério
Sintam-se vinculados a vossa maternidade divina,
Gerando pela Eucaristia e os sacramentos
Novos filhos de Deus e irmãos de Jesus, nosso Senhor.
Amém".