O Arcebispo de Karthoum, Cardeal Gabriel Zubeir Wako, fez um chamado a orar ante a onda de violência que se desatou na capital e que originou uma crise no país.

Em uma mensagem enviada à sede da organização Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), o Cardeal denunciou que “a gente não está segura nem sequer em sua casa e as pessoas estão sendo tiradas dos veículos de transporte público e assassinadas, nas regiões periféricas da cidade”.

Na missiva, enviada ao tempo que já se contam 40 mortos pelos desmandos, o Cardeal pede também que “façam que a gente reze por nós”. Também explicou que os deslocados são os mais vulneráveis aos ataques dos dias passados. “As bandas do norte entram nas casas e golpeiam ou matam às pessoas”.

O Cardeal enviou a nota logo após dos desmandos ocasionados pela morte do John Garang, quem faleceu por causa de um acidente sofrido no helicóptero em que viajava, só três semanas depois de ter juramentado como Vice-presidente de Sudão.

De acordo ao tratado de paz assinado por Garang, os sudaneses poderiam votar pela independência em um referendum em seis anos. Apesar da aceitação geral da morte do Garang por causas acidentais, o falecimento do líder gerou o enfrentamento entre os muçulmanos do norte e os cristãos e animistas do sul.

AIS receberá ao Cardeal Wako como convidado especial em uma conferência de imprensa sobre Sudão, no marco da Jornada Mundial da Juventude Colônia 2005, que se realizará em 17 de agosto. AIS também lhe deu uma prioridade absoluta à Igreja em Sudão, lhe outorgando apóio financeiro desde ano 2003.