Com a finalidade de "colocar sob o patrocínio de Santa María os lares cristãos", o Santuário de Torreciudad (Huesca) acolherá o próximo 17 de setembro a 16º edição da Jornada Mariana da Família.

Fontes do santuário deram a conhecer que a Jornada será presidida pelo Cardeal Crescenzio Sepe, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, e se iniciará com a celebração da Santa Missa e a leitura da mensagem do Papa Bento XVI para a ocasião.

Esse mesmo dia, em horas vespertinas, se celebrará um festival musical das famílias ao qual estão convidados centros educativos, associações familiares, entidades e famílias. Do mesmo modo, os organizadores programaram a procissão do Santo Rosário.

Os porta-vozes do santuário Mariano promovido por São Josemaría Escrivá de Balaguer, fundador do Opus Dei, ressaltaram que neste Ano da Eucaristia proclamado pelo Papa João Paulo II,  “é momento de recordar que na história da Salvação, Deus se dá em cada um de nós”.

Torreciudad é o nome de uma advocação Mariana de Altoaragão. Do século XI se venera a imagem românica na ermida, que antigamente se elevava em um promontório sobre o rio Cinca. O templo se abriu ao culto em 1975.