Após o incêndio na Catedral de Notre Dame ocorrido na segunda-feira passada, o Arcebispo de Paris presidiu na Sexta-feira Santa uma multitudinária Via-Sacra ao redor do templo deteriorado.

Segundo informa France Bleu, o Arcebispo costuma presidir a Via-Sacra na Igreja do Sagrado Coração, mas por causa do incêndio na Catedral de Notre Dame, decidiu fazer ao redor do templo histórico a partir das 15h (hora local).

A Arquidiocese de Paris afirmou que a Santa Coroa de Espinhos, resgatada do templo por Pe. Jean-Marc Tournier, não foi levada para a Via-Sacra por motivos de segurança.

"Diante de Notre Dame, nossa igreja mãe desfigurada pela violência das chamas, entramos no abaixamento do Senhor Jesus até a morte e morte de cruz. Não entramos como espectadores passivos porque, pelo nosso pecado, fomos responsáveis pela morte de Jesus", disse o Arcebispo de Paris, Dom Michel Aupetit, ao começar a Via-Sacra.

Segundo informa o site da Arquidiocese de Paris, o Prelado recordou que a cruz de Jesus "manifesta o amor vulnerável de Deus entregue ao poder da morte que habita no coração do homem. Revela o abismo do mal. Condena o nosso pecado, mas não nos condena. O Crucificado, grande Pai eterno, nos salva ao nos resgatar por sua intercessão”.

"Não há trevas maiores que a Paixão de Cristo. 'É a sua hora, diz o Senhor, a do poder das trevas'. E não há luz mais profunda do que aquela que atravessou o abismo do mal com toda a sua glória. As trevas têm a sua hora, mas somente Deus é eterno".

O Prelado, então, encorajou os fiéis a "entrar no caminho da cruz, pedindo a graça para sermos libertos dos nossos pecados. Entremos neste mistério como se entra no grande perdão de Deus".

Para concluir suas palavras introdutórias, o Arcebispo de Paris pediu aos fiéis presentes que levem "a Deus todos aqueles que amamos, em particular os nossos irmãos e irmãs que sofrem, para que possam entrar na esperança da Santa Cruz. Levemos nossa igreja, nossa cidade, nossa nação e todos os homens que buscam a Deus com justiça".

Mais em

Por outro lado, em sua mensagem após o incêndio de segunda-feira, 15 de abril, Dom Aupetit pediu aos fiéis e às pessoas de boa vontade que colocassem uma vela em suas janelas na noite do Sábado Santo, como um sinal da "luz que ilumina as trevas" e do triunfo da vida sobre a morte.

"Proponho a todas as pessoas de boa vontade que coloquem uma vela em suas janelas, na noite de Páscoa, uma vela como fazemos em todas as igrejas na Vigília Pascal com o rito do fogo novo. Isso significa que a luz ilumina as trevas, que a vida triunfa definitivamente sobre a morte", escreveu o Arcebispo em uma mensagem publicada no site de sua arquidiocese em 16 de abril.

Confira também: