A Sala de Imprensa do Vaticano apresentou o logo da viagem que o Papa Francisco realizará à Macedônia do Norte por ocasião de sua visita apostólica que também incluirá a Bulgária e acontecerá de 5 a 7 de maio de 2019.

O logo mostra o mapa da Macedônia do Norte e as cores de sua bandeira. Impresso nele, há um desenho do Papa Francisco abençoando os fiéis. A cruz de seu báculo está sobre o sol que representa o emblema nacional da Macedônia do Norte.

Além disso, como lembrança de Madre Teresa de Calcutá, que nasceu em Skopje, capital do país, foi incluído na parte de baixo do logo o “sari” das Missionárias da Caridade, com as cores branca e azul que o caracterizam.

O lema da viagem, também incluído no logo, é "Não temas, pequeno rebanho!", do Evangelho de São Lucas.

Programa de viagem

A Sala de Imprensa do Vaticano divulgou no dia 7 de março o programa oficial da viagem do Papa Francisco à Bulgária e à Macedônia, que acontecerá de 5 a 7 de maio.

O avião que levará o Papa Francisco partirá do Aeroporto de Roma-Fiumicino às 7h (hora de Roma) e pousará às 10h (hora da Bulgária) no aeroporto internacional de Sófia, onde ocorrerá a recepção oficial e depois se encontrará com o primeiro ministro da Bulgária na sala do governo do aeroporto.

Depois, o Santo Padre irá para o Palácio Presidencial para a cerimônia de boas-vindas que ocorrerá em uma praça adjacente, em seguida, fará uma visita de cortesia ao presidente da Bulgária, Rumen Radev.

Após a visita, o Papa terá um encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático na Praça Atanas Buroy, onde fará seu primeiro discurso. Depois visitará o Patriarca e o Santo Sínodo no Palácio do Santo Sínodo, onde dará uma saudação.

Então, o Pontífice irá para a Catedral Patriarcal de Santo Alexandre Nevsky, para uma oração privada diante do trono dos Santos Cirilo e Metódio. Ao meio-dia, o Papa fará a oração do Regina Coeli na Praça Santo Alexandre Nevsky.

A última atividade do dia será a Missa às 16h45, que será presidida pelo Santo Padre na Praça Príncipe Alexandre I.

No dia seguinte, Francisco fará uma visita privada a um campo de refugiados às 8h30 e depois viajará de avião para Ravosky, às 9h30, para celebrar a Missa com primeiras comunhões na Igreja do Sagrado Coração de Rakovsky.

Posteriormente, almoçará com bispos da Bulgária no convento das Irmãs Franciscanas e, ao finalizar, terá um encontro com a comunidade católica na igreja de São Miguel Arcanjo de Rakovski e pronunciará um novo discurso.

Às 17h15, o Pontífice retornará de avião para Sófia para presidir uma oração pela paz com representantes de diferentes religiões na Praça Nezavisimost de Sófia.

No dia 7 de maio, pela manhã, será a cerimônia de despedida da Bulgária e, às 8h20 (hora local), partirá o avião que levará o Papa a Skopje, capital da Macedônia.

A chegada ao Aeroporto Internacional de Skopje está marcada para 8h15 (horário da Macedônia), onde a recepção oficial será realizada.

Depois, o Papa irá para o Palácio Presidencial para a cerimônia de boas-vindas, a visita de cortesia ao presidente Gjorge Ivanov e o encontro com o primeiro-ministro Zoran Zaev. Ao final, vai se encontrar com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático, onde pronunciará seu primeiro discurso na Macedônia, na Sala Mosaica do Palácio Presidencial.

Em seguida, o Pontífice visitará o memorial de Madre Teresa de Calcutá, onde haverá um encontro com os pobres e estarão presentes os líderes religiosos e dirigirá uma oração. Mais tarde, Francisco celebrará a Missa na Praça da Macedônia.

Depois do almoço, o Santo Padre participará de um encontro ecumênico e inter-religioso com os jovens no centro pastoral e depois irá à catedral para o encontro com os sacerdotes, os religiosos e suas famílias. Em ambos os eventos o Papa pronunciará um discurso.

Por último, acontecerá a cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional de Skopje, de onde o Papa partirá às 18h30 e chegará ao Aeroporto Internacional Roma-Ciampino às 20h30.

Mais em

Confira também: