O Presidente da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), Dom. Baltazar Porras, precisou à imprensa que este organismo não opinará sobre a legitimidade do Presidente Hugo Chávez, mas respaldou o direito do Cardeal Rosalío Castillo Lara de opinar sobre a situação nacional.

Dom Porras indicou que “não nos toca como instituição dar pronunciamentos deste tipo” e reiterou que “a CEV não emitiu nenhuma declaração oficial” sobre a conveniência ou não da saída do poder do Chávez.

“Não somos nós os que devemos dizer se a solução desta crise está na saída de Chávez ou não”, adicionou e considerou que as recentes declarações do Cardeal Castillo –que defendeu o direito dos venezuelanos a desconhecer ao atual Presidente em aplicação de um artigo da Constituição– foram “mais um episódio” nas tensas relações entre a Igreja e o Governo.

O artigo 350 da Constituição Bolivariana sustenta que o povo da Venezuela “desconhecerá qualquer legislação, regime ou autoridade que contrarie os valores, princípios e garantias democráticos ou menospreze os direitos humanos”.