Uma réplica fotográfica do Sudário de Turim está exposta desde esta semana e até o próximo 21 de agosto no museu Nahím Isaías. A mostra está acompanhada pelas provas científicas que demonstram sua autenticidade.

A mostra, organizada pelo Centro de Estudos Católicos, consiste na apresentação de uma fotografia digital do tamanho natural do Sudário de 4,41 metros de comprimento por 1,13 metros de largura.

A exposição se inicia com uma explicação sobre os tipos de manchas que se encontram no Manto de Turim, que foi submetido a mais de mil investigações científicas, comentou o coordenador da amostra, Erwin Scheuch, e adicionou que “no tecido de linho se observam rastros de dois incêndios: um acontecido em 1532 e outro anterior. Como o lençol estava dobrado se queimou simetricamente. Também inclui manchas de sangue e fluidos do corpo e tem a imagem de um corpo gravado na frente e no avesso”.

Além da exposição, a Associação Cultural Círculo de Encontro realizará um ciclo de conferências com a doutora Emanuela Marinello, quem estuda o Sudário de Turim há mais de 30 anos.

Lugares para visitar a amostra do Sudário

A réplica do Sudário de Turim estará aberta até o próximo 21 de agosto no Museu Nahím Isaías, frente à Praça da Administração (atrás do Palácio Municipal).

As entradas custam 1,50 dólares para particulares e 1 dólar para estudantes. pode-se adquirir por 3 dólares um folheto informativo sobre os antecedentes históricos e os estudos científicos praticados no tecido e que constatam sua veracidade.

A conferência da doutora Marinello, realizará-se nos dias 8 e 9 de agosto no Museu Antropológico e de Arte Contemporânea (MAAC).