O Conselho de Cardeais que assessora o Papa Francisco na reforma da Cúria Vaticana ofereceu mais detalhes sobre como fará a consulta a toda a Igreja sobre o rascunho da Constituição Apostólica Praedicate evangelium, com a qual estabelecerá esta reforma.

Para fazer essa consulta, que já tinha sido anunciada na reunião do Conselho em setembro, o projeto da Constituição Apostólica será enviado aos presidentes das Conferências Episcopais, aos Sínodos das Igrejas Orientais, aos Dicastérios da Cúria Romana, às Conferências de Superiores e Superioras Maiores e a algumas Universidades Pontifícias para que enviem suas observações e sugestões.

Além disso, o Conselho de Cardeais lembrou que sua função não termina com a publicação da Constituição Apostólica, já que sua missão é ajudar o Papa no governo da Igreja universal e, portanto, seus trabalhos podem ir além da reforma da Cúria.

Segundo o Diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Alessandro Gisotti, durante um encontro com os meios de comunicação credenciados junto à Santa Sé, o Conselho de Cardeais, que se reuniu de segunda-feira, 8 de abril, a quarta-feira, 10 de abril, debateu qual será o procedimento para esta consulta.

Como observou o Diretor da Sala de Imprensa, nesta 29ª reunião do Conselho de Cardeais, participaram: o Cardeal Pietro Parolin, o Cardeal Óscar Andrés Rodriguez Maradiaga, o Cardeal Reinhard Marx, o Cardeal Seán Patrick O'Malley, o Cardeal Giuseppe Bertello e o Cardeal Oswald Gracias.

Também estiveram presentes o secretário do Conselho, Dom Marcello Semeraro, e o Secretário Adjunto, Dom Marco Mellino.

Por sua parte, como de costume, o Papa Francisco esteve presente em todas as sessões, exceto na manhã desta quarta-feira, pois presidiu a Audiência Geral na Praça de São Pedro.

As sessões de trabalho foram realizadas das 9h às 12h30 e das 16h30 às 19h. Além da consulta mundial do documento sobre a reforma da Cúria, outros temas também foram discutidos, como a orientação missionária que a Cúria deverá assumir cada vez mais à luz da nova Constituição Apostólica; o compromisso de fortalecer o processo de sinodalidade na Igreja em todos os níveis; a necessidade de uma maior presença das mulheres nos cargos de direção dos organismos da Santa Sé.

Por outro lado, Gisotti destacou a intervenção do Cardeal Seán Patrick O'Malley na terça-feira, 9 de abril, que falou para o Papa e para o Conselho sobre o trabalho da Assembleia Plenária da Pontifícia Comissão para a Tutela de Menores, desenvolvido na semana passada.

O Cardeal O'Malley agradeceu ao Papa Francisco pelo encontro realizado no Vaticano em fevereiro deste ano sobre a proteção de menores na Igreja, e pela recente publicação das normas para o Estado da Cidade do Vaticano, que reforçam o compromisso da Igreja contra todas as formas de abuso contra menores e adultos vulneráveis.           

Alessandro Gisotti também anunciou que a próxima reunião do Conselho dos Cardeais será realizada nos dias 25, 26 e 27 de junho de 2019.

Confira também: