O Papa Francisco aprovou a organização de um retiro espiritual nos dias 10 e 11 de abril, na Casa Santa Marta, no Vaticano, com a participação das máximas autoridades civis e eclesiásticas do Sudão do Sul.

Segundo informou o Diretor Interino da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti, o Santo Padre recebeu a proposta apresentada pelo Arcebispo de Canterbury, Justin Welby, deste evento que é ao mesmo tempo ecumênico e diplomático a favor da paz nesse país africano.

A iniciativa é organizada de comum acordo entre a Secretaria de Estado e o Departamento do Arcebispo de Cantuária, com o objetivo de "oferecer, da parte da Igreja, uma ocasião profícua para a reflexão e oração, e também para o encontro e a reconciliação, num espírito de respeito e confiança, para aqueles que, neste momento, têm a missão e a responsabilidade de trabalhar por um futuro de paz e prosperidade do povo do Sudão do Sul", disse Gisotti.

Os pregadores do retiro serão o Arcebispo de Gulu (Uganda), Dom John Baptist Odama, e o presidente da Conferência dos Superiores Maiores da África e Madagascar, Pe. Agbonkhianmeghe Orobator.

Por sua parte, o Papa Francisco fará um discurso final na quinta-feira, 11 de abril, às 17h (horário de Roma), e os participantes receberão uma Bíblia assinada pelo Santo Padre, pelo Arcebispo de Canterbury, Justin Welby, e pelo ex-moderador da Igreja Presbiteriana da Escócia, Pe. John Chalmers, com a mensagem "Procure o que une. Supere o que divide".

As autoridades civis participantes serão seis membros da Presidência da República que assumirão seus cargos em 12 de maio: o presidente da República, Sr. Salva Kiir Mayardit, e quatro dos cinco vice-presidentes designados: Sr. Riek Machar Teny Dhurgon, Sr. James Wani Igga, Sr. Taban Deng Gai e Sra. Rebecca Nyandeng De Mabior. Da parte das autoridades eclesiásticas do país, participarão do retiro os oito membros do Conselho de Igrejas do Sudão do Sul.

Por fim, será dada a bênção aos líderes do Sudão do Sul, “que assumirão o compromisso comum com a paz”, disse Alessandro Gisotti.

Confira também: