É comum entrar em um templo e contemplar a grandiosidade de sua infraestrutura, combinada com lindas obras de arte, de forma que nos dão a impressão de que foram feitos para ser visto por “gigantes”. A seguir, apresentamos cinco vídeos que nos levarão ao céu e mudarão nosso modo de ver as igrejas.

“Quando o exercício da liberdade religiosa não é impedido, os cristãos constroem edifícios destinados ao culto divino. Estas igrejas visíveis não são simples lugares de reunião, mas significam e manifestam a Igreja que vive nesse lugar, morada de Deus com os homens reconciliados e unidos em Cristo”, diz o Catecismo da Igreja Católica (1180).

1. A Basílica de Notre-Dame de Fourvière está localizada na cidade francesa de Lyon. Foi construída entre 1872 e 1917 em uma colina e, portanto, pode ser apreciada a partir de qualquer ponto da cidade. Tem quatro torres principais e um campanário coroado com uma estátua dourada da Virgem Maria.

Esta obra é parte do centro histórico de Lyon, que é Patrimônio Mundial da Unesco. Neste vídeo, contempla-se desde a parte mais alta da Basílica, como a imagem da Mãe de Deus protege seus filhos ao anoitecer.

2. A Basílica da Sagrada Família, localizada em Barcelona (Espanha), começou a ser construída em 1882 e sua construção continua sendo feita até hoje. É considerada templo expiatório porque, em mais de 130 anos, foi erguida somente com doações. Todos os anos é visitada por milhares de pessoas.

Observe profundamente o conjunto de linhas e formas deste templo, iluminado pelos vitrais, enquanto mostra ao mundo exterior o amor impressionante da família de Nazaré.

3. A pedido explícito da Mãe de Deus, foi construído um templo para a Virgem de Guadalupe na montanha do Tepeyac, o qual, mais tarde, recebeu o título de Basílica. Foi construída em razão do afundamento da basílica antiga devido ao terreno movediço, pois a Cidade do México foi construída em cima de um lago aterrado, o Lago de Texcoco.

A atual Basílica foi construída entre 1974 e 1976, tem uma arquitetura circular para que a imagem da Virgem de Guadalupe possa ser vista de qualquer ponto do templo e possa acolher um maior número de fiéis e devotos que a cada ano visitam este santuário para encontrar a mãe de Deus.

4. A Igreja do Dulcíssimo Coração de Maria, em Detroit (Estados Unidos), é um dos maiores templos de Michigan. Foi construído com tijolo vermelho entre 1890 e 1893. Sua arquitetura é em forma de cruz com duas torres na entrada.

Dentro do templo são conservados retábulos de santos, com as estações da Via Sacra em suas colunas e imensos vitrais com imagens da vida de Jesus.

5. Dois anos após a fundação da cidade de La Plata (Argentina), foi colocada a primeira pedra da Catedral (1884), cujo templo principal foi inaugurado em 1932. A Catedral de La Plata está inscrita no mármore do chão da Basílica de São Pedro (Roma) por ser um dos maiores do mundo.

A seguir, confira a exposição colossal que cobre uma área de sete mil metros quadrados com capacidade para sete mil pessoas, com 120 metros de altura por 76 metros de largura.

Bonus track: terminamos esta edição não com um templo, mas com uma das imagens de Jesus mais famosas no mundo. Este é o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (Brasil), localizado no alto do Corcovado, considerado como uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Esta estátua é um símbolo que Cristo Reina e reinará para sempre.

Confira também:

Mais em