Os Bispos dos Estados Unidos e de Catholic Relief Services pediram ao governo norte-americano que conceda o status de proteção temporária para a Venezuela diante da grave crise no país sul-americano.

Em 4 de abril, Dom Joe S. Vásquez, Bispo de Austin e presidente do Comitê de Migrações do episcopado dos Estados Unidos, se uniu a Sean Callahan, presidente de Catholic Relief Services (CRS) para enviar uma carta à Secretária de Segurança Nacional, Kirstjen Nielsen, e ao Secretário de Estado, Michael Pompeo, na qual solicitam o Status de Proteção Temporária (TPS, na sigla em inglês) durante 18 meses para a Venezuela.

O TPS é um benefício provisório que permite que pessoas de certos países que já estão nos Estados Unidos, vivam e trabalhem legalmente no país norte-americano.

A Secretaria de Segurança Nacional pode conceder esse status a países para os quais as pessoas não podem retornar devido a certas condições no país de origem, neste caso, a grave crise na Venezuela.

O TPS é concedido para um prazo entre 6 e 18 meses. Também pode ser prorrogado.

A grave crise que atinge a Venezuela, gerada pelo regime do presidente Nicolás Maduro, levou a uma enorme escassez de alimentos, remédios e assistência médica.

Nos últimos dias, esta situação piorou devido aos apagões que deixaram grande parte do país sem eletricidade e sem água.

"Neste momento, é vital que os venezuelanos nos Estados Unidos tenham a oportunidade de viver com dignidade, trabalhar legalmente e proporcionar bem-estar às suas famílias até que possam retornar com segurança ao seu país", ressaltou Dom Vásquez.

Por sua parte, Sean Callahan assinalou que "temos que fornecer ajuda humanitária a todos os nossos irmãos e irmãs venezuelanos em necessidade, seja nos Estados Unidos, em outros países da América do Sul ou na própria Venezuela".

Confira também: