O Vaticano confirmou a condenação de Dom Anthony Sablan Apuron, ex-arcebispo de Agaña, em Guam, pelo crime de abuso sexual contra menores.

Dom Sablan Apuron apresentou um recurso contra a sentença condenatória em Primeira Instância do Tribunal Apostólico da Congregação para a Doutrina da Fé, emitida em 16 de março de 2018.

No entanto, segundo um comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé nesta quinta-feira, 4 de abril, o Tribunal, em Segunda Instância, confirmou a sentença no dia 7 de fevereiro de 2019, declarando que "o imputado é considerado culpado de crimes contra o Sexto Mandamento com menores".

A pena imposta pelo Tribunal ao ex-Arcebispo é "a privação do ofício; a proibição perpétua de residir, mesmo temporariamente, na Arquidiocese de Agaña; a proibição perpétua de usar os símbolos próprios do ofício de Bispo".

Os crimes pelos quais foi condenado ocorreram quando ainda não havia sido nomeado Bispo. Depois da primeira sentença, agora confirmada, Dom Sablan Apuron insistia em sua inocência: "Deus é minha testemunha; sou inocente e espero provar minha inocência se a apelação prosseguir", disse antes de entrar com recurso. Agora, com essa decisão, o caso se encerrou e não há mais a possibilidade de novos recursos.

Confira também: