A Sala de Imprensa da Santa Sé informou nesta quarta-feira, 3 de abril, que o Papa Francisco vai celebrar a Missa da Ceia do Senhor na Quinta-feira Santa no Centro Penitenciário de Velletri, cidade italiana localizada a 60 km do Vaticano.

Desse modo, o Pontífice lavará os pés de doze detentos desta prisão durante a Missa "in Coena Domini" na tarde do próximo dia 18 de abril, Quinta-feira Santa.

Além disso, durante a visita, o Papa terá um encontro com os detentos, alguns convidados e com agentes da polícia penitenciária.

O programa prevê que o Santo Padre viajará de carro do Vaticano até o Centro Penitenciário de Velletri. A saída da Casa Santa Marta será às 15h30 (horário de Roma) e, uma hora depois, será recebido pela diretora da prisão, Maria Donata Iannantuono, pela diretora adjunta Pia Palmeri, pela comandante da polícia na prisão, Maria Luisa Abbossida e pelo capelão, Pe. Franco Diamante.

Em seguida, saudará os representantes do pessoal civil, da polícia e dos detentos. Depois, o Santo Padre vai celebrar a Eucaristia, pronunciará a homilia e lavará os pés de 12 detentos.

No final da celebração, o Pontífice receberá a saudação da diretora, com uma troca de presentes, antes de retornar ao Vaticano.

Nos anos anteriores, o Pontífice celebrou a Missa Ceia do Senhor ou “in Coena Domini” nas prisões de Paliano (2017), Rebibbia (2015) e um centro de detenção para menores de Casal de Marmo (2013).

Em 2016, o Santo Padre foi ao Centro de Acolhida para os Solicitantes de Asilo, nos arredores de Roma, onde lavou os pés dos refugiados; em 2014, foi ao Centro Santa Maria da Providência, administrado pela Fundação Padre Gnocchi, que atende pessoas com deficiência.

Confira também: