Diante da polêmica causada pelo vídeo durante a viagem do Papa Francisco a Loreto (Itália), no qual não permitiu que alguns fiéis beijassem o seu anel, o diretor interino da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti, explicou que o motivo foi “por higiene”.

O Pontífice visitou o Santuário de Nossa Senhora de Loreto no dia 25 de março e, depois de celebrar a Missa, cumprimentou mais de cem pessoas por treze minutos. Durante a maior parte do tempo, permitiu que dezenas de fiéis beijassem o anel papal, também chamado pela tradição de "anel do pescador" em alusão a São Pedro.

No entanto, por 53 segundos, o Santo Padre evitou que alguns fiéis beijassem o anel, sem deixar de cumprimentar as pessoas.

Um vídeo deste breve momento foi divulgado nas redes sociais e na imprensa internacional, gerando uma série de comentários, muitos deles negativos.

No início de uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, 28 de março, Gisotti informou que perguntou ao Santo Padre por que ele não queria que lhe beijassem o anel. "A razão é muito simples: por higiene", indicou o porta-voz do Vaticano.

Nesse sentido, o porta-voz vaticano explicou que, quando há longas filas de pessoas, "há risco de contágio entre as pessoas", o que não acontece quando há um grupo pequeno, e citou como exemplo a última quarta-feira, quando, depois da Audiência Geral, Ir. Maria Concetta, uma religiosa idosa que trabalha na África, lhe beijou o anel.

O diretor interino da Sala de Imprensa da Santa Sé recordou que todos sabem que "o Papa ama abraçar as pessoas e se deixar abraçar pelo povo".

Confira também: