A Santa Sé informou que o Papa Francisco nomeou como novo presidente da Pontifícia Academia das Ciências Sociais o Prof. Stefano Zamagni, docente de Economia na Universidade de Bolonha, substituindo assim a Margaret Archer, que completou seu período de cinco anos.

Zamagni nasceu em Rimini (Itália), em 4 de janeiro de 1943, formou-se em 1966 em Economia e Comércio na Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão, continuando depois os seus estudos de especialização no Linacre College da Universidade de Oxford.

Em 1979, começou a ensinar na sede de Bolonha da Universidade Johns Hopkins.

É professor catedrático de Economia Política na Universidade de Bolonha, onde ocupou vários cargos, incluindo a presidência da Faculdade de Economia e vice-diretor do Senior Adjunct Professor of International Political Economy (SAIS).

Foi nomeado acadêmico pontifício em 9 de abril de 2013 e depois se tornou membro do Conselho da Academia.

É membro de várias instituições, incluindo: o Comitê Acadêmico do Centro Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento Humano, Capacitação e Pobreza da Universidade de Harvard; do Conselho Nacional do Terceiro Setor, em Roma; do Conselho Científico do Programa de Doutorado em Economia da Universidade Católica da Argentina.

Seus estudos e publicações abordam o campo da economia política internacional, economia civil, economia e ética, teorias do comportamento do consumidor e da escolha social, epistemologia econômica.

Confira também: