O Papa Francisco recentemente recusou o convite dos bispos do México para visitar o país em 2021, por ocasião dos 500 anos da evangelização deste país.

Isto foi confirmado pela Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) em um comunicado publicado em 26 de março.

"O jubileu dos 500 anos de evangelização será comemorado em 2021, por isso os bispos fizeram um convite ao Papa para celebrar juntos esta festa da fé católica no Continente, no entanto, o Sucessor de Pedro respondeu que, embora quisesse nos visitar novamente, já tinha vindo pelo menos uma vez, e havia outros países que ainda não tinha visitado", afirmou a CEM.

O convite ocorreu no contexto da audiência privada realizada em 1º de março dos membros do Conselho de Presidência da CEM com o Papa Francisco, no Vaticano.

No encontro, indicaram os bispos, "reafirmou-se a importância, compromisso e vontade que tem a Igreja no México, por atender o problema dos abusos sexuais, com a máxima responsabilidade, incluindo o trabalho com as congregações religiosas, escolas e institutos religiosos".

"Outro dos temas centrais da reunião foi o da formação nos seminários. Falou-se sobre a importância de trabalhar com sacerdotes em todas as áreas, desde a recepção inicial até a formação permanente", indicaram.

Além disso, compartilharam com o Santo Padre "o extenso trabalho eclesial que tem sido feito, especialmente com as caravanas de irmãos migrantes centro-americanos e o apoio que a Igreja oferece sobre o tema do tráfico de seres humanos".

Os bispos também apresentaram o trabalho realizado para construir a paz no México, assim como a sua "permanente disposição para cooperar com o novo governo e os diversos atores da sociedade nos processos de pacificação".

"Por sua parte, o Papa Francisco pediu para não ignorarem o trabalho pastoral com os jovens, e que caminhem sempre em comunhão com eles, usando seus talentos, sua linguagem, sua energia e sua força para melhorar o mundo", assinalou a CEM.

O encontro terminou "com um abraço caloroso e fraterno, não sem antes, encomendá-lo à Virgem Maria de Guadalupe, e recebendo do Santo Padre a sua bênção, extensiva a todos os mexicanos".

Confira também: