A partir de sua própria experiência, uma jovem blogueira católica compartilhou alguns conselhos para evangelizar através das redes sociais;

Maria Pía Morena, que administra um blog sobre casamento chamado “Vello de Vainilla”, explicou que esses conselhos nasceram a partir do episódio intitulado “Jovens católicos na Internet”, do programa Cara a Cara transmitido por EWTN e é apresentado por Alejandro Bermúdez, diretor do Grupo ACI.

Em entrevista ao Grupo ACI, Moreno compartilhou os seguintes conselhos:

1. Crie o seu próprio post

Quando quiser compartilhar algo que acha que possa ter um potencial evangelizador, Moreno dedica alguns minutos para fazer uma breve reflexão e a coloca no post a ser publicado.

Além do texto, acompanha a publicação com uma imagem e coloca o link da informação para aqueles que quiserem obter mais informações.

“Quando estamos em uma conversa no ‘mundo real’ com nossos amigos, não ficamos mostrando-lhes o tempo todo livros ou artigos. Em vez disso, nós descrevemos o assunto e as coisas que diremos passamos pelo nosso filtro pessoal. Isso nos dá autoridade frente aos nossos amigos. Eles nos escutam sabendo quem somos e a amizade que temos”, explica.

Quando começou a aplicar este conselho, recorda, “as reações foram imediatas. Meus contatos se sentiram a vontade para comentar. Assim eu comecei a ganhar autoridade e respeito acerca destes temas”.

Ao não postar um comentário próprio se perde a oportunidade de “que surja uma conversa ou uma repercussão visível. Acontece que as redes sociais dão mais peso a essas publicações de amigos que têm mais comentários e curtidas”.

2. Pense em uma pessoa em concreto

O segundo conselho proposto por Moreno é escrever “pensando naqueles que estão abertos à evangelização, naquelas pessoas que sabemos que tem vontade de se aproximar de Deus e que talvez sentem temor ou vergonha”.

“Tendo em mente uma pessoa em concreto ao escrever, nos ajuda a vencer o pânico cênico que as redes sociais podem causar e nos ajuda a escrever sobre o tema com simplicidade”, indicou o blogueira.

Como consequência, começou a receber mensagens de contatos do Facebook com quem costumava conversar e encorajava a continuar com suas publicações.

“Há muita vontade de Deus, de aprender; mas – pelo que eu vejo – essas pessoas se sentem envergonhadas de pensar de forma diferente e preferem não dizer nada. Mas quando veem que alguém sai e fala – ou escreve – se sentem identificados e pouco a pouco se fortalecem”, explicou.

Também aconselhou a não escrever pensando nos ‘trolls’ ou nas pessoas que podem ser contra, porque parecerá que o texto foi escrito na defensiva e poderia acabar sendo pouco autêntico.

3. Combine posts de evangelização com posts pessoais

O último conselho de María Pía Moreno é intercalar as publicações de evangelização com outras pessoais para não acabar “sobrecarregando” as pessoas.

A blogueira sugeriu, por exemplo, avisar que “os próximos 3 ou 4 posts serão sobre um assunto específico” e “depois de dois posts de evangelização, colocar uma foto” de família, “com o esposo, o cachorro, uma paisagem, etc. Isto é como se estivesse dizendo: ‘Ei, continuo sendo eu, María Pía, sua amiga!’”.

“Isso humaniza nossas ideias. Recordamos que somos seres humanos em primeiro lugar e depois o que pensamos”, concluiu.

Confira também:

Mais em