Durante as celebrações pelo dia da padroeira da Costa Rica, a Virgem dos Anjos, o Arcebispo de São José, Dom Hugo Barrantes, insistiu aos políticos a se esforçar por construir “um país mas eqüitativo” e negociar sob “princípios de solidariedade e justiça” o Tratado de Livre Comércio (TLC) com os Estados Unidos.

Em uma Eucaristia celebrada na Basílica dos Anjos em Cartago, perto de São José, o Prelado reconheceu os esforços impulsionados pelo presidente costa-riquenho, Abel Pacheco, para combater a pobreza e a corrupção e adicionou que o que mais preocupa é "a outra Costa Rica, onde os mais pobres já não podem sair por si mesmos de sua lamentável condição”.

Na sua homilia, Dom Barrantes insistiu aos deputados a cumprir com sua missão de aprovar leis que favoreçam ao país e manifestou seu desejo de que "a Assembléia Legislativa volte a  ser o recinto dos Pais da Pátria, onde os interesses subalternos não sigam dando ao cidadão essa  sensação de orfandade".

“A alternativa está em continuar produzindo riqueza concentrada ou assumir uma estratégia de desenvolvimento sustentável com rosto humano. É hora de pensar na Costa Rica, é hora de trabalhar unidos, porque nos unimos ou nos afundamos”, adicionou.

Conforme informou a imprensa local, o número de assistentes à província de Cartago para as festividades da Santa padroeira superou todas as expectativas, por isso milhares de pessoas não paravam de chegar até a Basílica durante a manhã toda.