A Sala de Imprensa do Vaticano divulgou as celebrações litúrgicas que o Papa Francisco presidirá na Semana Santa deste ano de 2019.

No dia 14 de abril, Domingo de Ramos, o Santo Padre presidirá a Missa da Paixão do Senhor e abençoará os ramos dos fiéis presentes na Praça São Pedro.

Neste dia também se comemora a 34ª Jornada Mundial da Juventude em nível diocesano, com o tema: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra".

O Evangelho desta Missa é a narração da Paixão do Senhor.

Em 18 de abril, Quinta-feira Santa, o Papa presidirá a Santa Missa Crismal na Basílica de São Pedro, às 9h30, junto com cardeais, patriarcas, arcebispos, bispos e sacerdotes presentes em Roma.

Na Missa Crismal, o crisma ou óleo que será usado na administração dos sacramentos é abençoado e os presbíteros renovam suas promessas sacerdotais.

Até o momento, não se informou sobre a celebração da Missa da Última Ceia, que inclui o rito de lava-pés.

Em 19 de abril, Sexta-feira Santa, o Papa presidirá a celebração da Paixão do Senhor e a adoração da Cruz, na Basílica de São Pedro, às 17h.

Depois, às 21h15, o Santo Padre participará da Via Sacra no Coliseu Romano.

No dia 20 de abril, Sábado Santo, Francisco presidirá a Vigília Pascal na Basílica de São Pedro, às 20h30.

O Santo Padre fará a bênção do fogo no átrio da basílica. Após a procissão de entrada com o círio pascal e acompanhado pelo canto Exsultet, presidirá a Liturgia da Palavra, a Liturgia Batismal e a Liturgia Eucarística junto com vários cardeais, bispos e sacerdotes.

No dia 21 de abril, Domingo da Ressurreição, o Santo Padre presidirá a Missa na Basílica de São Pedro, às 10h.

No final da celebração, dará a bênção "Urbi et Orbi" (para a cidade e o mundo) do balcão central da Basílica de São Pedro.

Confira também: