O ciclone Idai, que atinge Moçambique desde o dia 14 de março, afetou também as instalações da Fazenda da Esperança neste país africano, por isso, a entidade lançou uma campanha internacional para socorrer as vítimas, não só da missão, mas de toda a área.

Segundo informações da Fazenda da Esperança, todos os jovens e voluntários estão vivos e amparados em congregações religiosas da região. Entretanto, toda a estrutura da entidade, em Dombe, foi tomada pela água e lama, por isso, colchões, móveis, cozinha e a capela estão assolados.

“A roupa que eu estou usando é a que vesti desde sexta-feira. Nossa roupa foi para a lama, tudo está na lama. Mas Deus nos ampara, estamos sem água, comida também não temos o suficiente. Vamos tentar comprar algo para comer. Mas, estamos bem, a água abaixou, porém a casa está toda suja por causa da lama”, declarou Marta, uma voluntária local.

O presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, informou na segunda-feira na rádio local que, “oficialmente, temos um registro de mais de 84 mortes, mas tudo indica que podemos ter uma cifra de mais de mil mortos”. Além disso, afirmou que “cem mil pessoas estão em perigo”.

Diante dessa situação, a Fazenda da Esperança iniciou uma campanha internacional, SOS Moçambique, “para socorrer as vítimas, não só que vivem na missão, mas como toda a população que está ao redor e perderam vidas, casas e recursos para sobreviver”.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais da instituição, o fundador da Fazenda da Esperança, Frei Hans Stapel, contou que a estrutura desta obra em Dombe “está totalmente isolada, tornou-se uma ilha, as pontes caíram, as estradas foram destruídas pelas chuvas”. “É uma coisa muito triste”, disse, acrescentando que “o povo não tem nada, estão passando fome”.

Por isso, pediu “a todos, de boa vontade”, que colaborem com a campanha, para que possam, o mais rápido possível, fazer “chegar alimentos para toda esta multidão que está totalmente isolada”.

“A sua ajuda é muito importante. Não podemos esperar muito. A situação é dramática”, completou.

A Fazenda da Esperança está presente em Moçambique desde 2006. Segundo a instituição, na missão de Dombe existem as unidades masculina e feminina de recuperação para dependentes químicos e outros vícios, além do Centro Infantil Chitaitai e demais projetos.

Para colaborar com a campanha da Fazenda da Esperança, é possível ter mais informações no site da instituição.

Confira também: