O Bispo de Mexicali, Dom José Isidro Guerrero, afirmou que as medidas de força para reduzir o índice de delinqüência entre os jovens devem ir acompanhadas por uma educação em valores, com o consentimento dos pais de família.

O Bispo se referiu ao toque de recolher imposto em Hermosillo do Vale de Mexicali para que os menores de idade não saiam de suas casas a partir das 22h.

“Que fique muito claro que o ‘toque de recolher’, que é uma medida muito forte, tem o espírito de fazer que se valorize muito bem o que significa um filho ou um jovem na família e na sociedade”, indicou. Adicionou que toda medida que procure a segurança da família deve respeitar a dignidade da pessoa.

Dom Guerrero convidou aos sacerdotes do Vale a somar-se “a este esforço das comunidades e autoridades para que juntos, todos, falando o mesmo idioma, demos a nossos meninos e jovens a segurança de que estão em um país digno do que Deus nos pede e oferece”.

O toque de silêncio foi uma decisão tomada entre as autoridades, a polícia e membros da comunidade, diante do incremento em 40 por cento dos delitos cometidos por menores de idade e o aumento de consumo de drogas entre os jovens.

A medida foi aceita pelos pais de família e se está aplicando desde o 25 de julho. Em Hermosillo do Vale as regras que regem à comunidade são tomadas em consenso entre os delegados e os pais de família.