O presidente da Conferência Episcopal Mexicana (CEM), Dom Rogelio Cabrera, assegurou que “serão realizados diversos testes” psicológicos nos seminaristas, como uma medida para prevenir que abusadores sexuais cheguem ao sacerdócio.

Em diálogo com o jornal mexicano ‘El Universal’, Dom Cabrera afirmou que o objetivo é evitar que os novos padres tenham uma "psicologia de risco". O Prelado participou do recente encontro do Papa Francisco no Vaticano com os presidentes das conferências episcopais sobre o drama dos abusos sexuais por parte do clero.

"Devem ser realizados vários testes desde o início até que sejam ordenados, para ver se têm uma psicologia madura e que não ponha em risco" os menores, disse.

Busca-se, indicou, "formar de modo propositivo" os seminaristas, "mas também estabelecer algumas medidas que nos permitam certificar-nos sobre as aptidões para o ministério sacerdotal".

O também Arcebispo de Monterrey motivou uma "mudança de perspectiva" nos bispos mexicanos, pois diante do drama dos abusos sexuais por parte do clero "não podemos ficar indiferentes, precisamos obrigar a que este assunto chegue à autoridade civil, não podemos realizar apenas um processo eclesiástico, mas devemos informar e estar à disposição da autoridade civil".

Até agora, disse, nos seminários "eram feitos testes gerais de personalidade", para verificar "que não tenham um distúrbio de personalidade". No entanto, o drama do abuso sexual "nos coloca na exigência de revisar este aspecto".

Há algumas semanas, Dom Cabrera revelou que, nos últimos nove anos, 152 sacerdotes foram removidos do ministério após serem considerados culpados de abuso de menores. No entanto, indicou que a informação disponível para a CEM ainda é limitada, porque cada diocese é diretamente responsável perante as autoridades civis e a Santa Sé.

"Assim que chegarmos ao México, continuaremos com essa clareza para informar, com mais dados, a comunidade sobre o que está acontecendo em nosso país. A Conferência deve ajudar as dioceses que não têm possibilidades suficientes de atender esses assuntos", afirmou.

Confira também: