A Arquidiocese de Valência ultima os preparativos para celebrar o próximo 8 de Setembro uma série atividades religiosas e culturais com motivo do 450 aniversário da morte de Santo Tomás de Villanueva, Bispo dessa cidade entre 1544 e 1555.

Conforme informou a Agência AVAN, entre os atos comemorativos pelo aniversário do santo agustiniano, figura um ciclo de conferências programadas para outubro e novembro, nas que se analisará a história de Santo Tomás, sua espiritualidade sacerdotal e pregação, assim como a iconografia e religiosidade popular em Valência.

No ciclo de exposições organizadas pelo colégio maior de Nossa Senhora da Apresentação e a Paróquia Santo Tomás de Villanueva de Valência participarão o Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco, o Arcebispo de Toledo, Dom Antonio Cañizares e alguns religiosos agustinianos.

De outro lado, com motivo do 450 aniversário, o Arcipreste da cidade de Villanueva dos Infantes de Cidade Real organizou para este domingo uma peregrinação a Valência.

Como corolário das comemorações ao santo agustiniano, Dom García- Gasco presidirá uma Eucaristia em 15 de outubro na Catedral de Valência.

Santo Tomás de Villanueva nasceu na Fuenllana, na província de Cidade Real. Em 1516 ingressou na Ordem Agustiniana, onde foi prior provincial de Andalucia e Castilha. Do mesmo modo, foi conselheiro e confessor do rei Carlos I. Em 10 de outubro de 1544 foi nomeado Arcebispo de Valência pelo Papa Paulo III. Foi canonizado pelo Papa Alexandre VII em 1 de novembro de 1688.