Os restos mortais do missionário salesiano César Fernández chegaram à sua cidade natal Pozoblanco, na província de Córdoba (Espanha), e o Bispo da diocese, Dom Demetrio Fernández presidiu o funeral pelo seu descanso eterno na Paróquia de Santa Catarina.

O sacerdote salesiano e missionário de 72 anos foi assassinado em 15 de fevereiro por um grupo de jihadistas durante um ataque a um posto aduaneiro na cidade de Nohao, no sul de Burkina Faso.

Os radicais pararam o veículo, fizeram Pe. Antonio César Fernández descer com os outros dois salesianos togoleses que o acompanhavam. Depois de revistarem o automóvel, atiraram contra o missionário espanhol. Estes salesianos estavam retornando para sua comunidade na cidade de Ouagadougou (Burkina Faso), depois de participarem do Capítulo Inspetorial da Inspetoria Salesiana da África Ocidental Francófona (AFO), que aconteceu em Lomé (Togo).

A Missa do funeral foi celebrada na paróquia de Santa Catarina, na cidade natal do sacerdote, Pozoblanco, província de Córdoba (Espanha). Durante a cerimônia, familiares e compatriotas puderam se despedir do missionário.

Na homilia, o Bispo de Córdoba destacou que o exemplo de Pe. Antonio César mostra que "a vida é para doá-la e, quando a vida chega à sua plena doação, atinge o seu verdadeiro sentido". Afirmou ainda que "sua morte nos fez pensar. Fez um grande bem para a Família Salesiana e para todos aqueles que receberam seu testemunho".

"Se foi um grande apóstolo durante sua vida, em sua morte o foi mais ainda", destacou o Prelado que também assegurou: "Bem-aventurado foi ele, que pôde dar a vida por Jesus Cristo e seu Evangelho” e esta “foi uma entrega sustentada durante toda a sua vida, por isso, tornou-se salesiano e, por isso, tornou-se missionário”.

Dom Fernandez também destacou a grande importância que o missionário deu para a promoção de crianças e jovens mais pobres que vivem em terras de missão e, como afirmou o bispo, a quem sabia levar "a alegria de ser amigo de Jesus".

Patrocinio Fernández, irmã do missionário falecido, pediu durante as preces da Missa pelos agentes alfandegários que também morreram junto com o seu irmão e pelos terroristas, para os quais pediu “o perdão e a conversão em Deus”.

Pe. Ángel Asurmendi, provincial da inspetoria Maria Auxiliadora dos Salesianos na Espanha, se dirigiu à família do missionário: "Nunca poderemos pagar a vocês por terem nos dado uma pessoa corajosa, entregue, tenaz e humilde, que fez muito bem. Um bem que não morre e que dará muitos frutos".

No percurso que o caixão de Pe. César Fernández fez da funerária para a paróquia de Santa Catarina, parou na capela de Maria Auxiliadora do Colégio Salesiano em Pozoblanco, onde também estão as relíquias de mártires salesianos. No local foi feita uma breve oração e um pequeno ato de gratidão por seus 46 anos de ministério sacerdotal seguindo o carisma salesiano e por seus 36 anos como missionário na África.

Os jovens do Centro Juvenil decoraram o caixão do missionário com uma coroa feita com mensagens de paz, como um sinal de agradecimento pelo seu trabalho e entrega pelos jovens do mundo. Terminaram este momento com um canto dedicado a Nossa Senhora.

Segundo um comunicado emitido pela Congregação Salesiana, o ataque contra o Pe. César Fernández ocorre no contexto da onda de violência que assola Burkina Faso desde 2015, diante do recrudescimento do terrorismo após a conclusão da V Conferência de Chefes de Estado do G5 do Sahel, na qual este país assumiu a presidência rotativa.

Os salesianos na Espanha honrarão a memória do missionário salesiano Antonio César Fernández com a celebração de uma Missa no santuário de Maria Auxiliadora de Madri na próxima segunda-feira, 4 de março às 19h30.

Confira também: