O Palácio Apostólico do Vaticano acolheu uma primeira reunião de chefes de dicastérios da Santa Sé para fazer um balanço das reuniões de trabalho do Encontro sobre a Proteção de Menores, que terminou no último domingo, 24 de fevereiro, e discutir a aplicação das conclusões.

De acordo com uma declaração do diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Alessandro Gisotti, a reunião foi realizada das 9h às 13h de segunda-feira, 25 de fevereiro, na Sala Bolonha do Palácio Apostólico.

Na reunião, "junto com alguns Superiores da Secretaria de Estado e dos Chefes dos Dicastérios que estão particularmente comprometidos com o tema, participaram a Comissão Organizadora e o moderador do Encontro, Pe. Federico Lombardi, que se concentrou sobre o desenvolvimento, as primeiras reações ao Encontro e sobre o acompanhamento".

Gisotti disse que o evento que terminou no domingo foi um encontro "fortemente desejado pelo Papa Francisco. Destacou-se também que a esse evento deve agora seguir medidas concretas, como solicitado pelo Povo de Deus".

Neste contexto, "foram ilustrados os princípios fundamentais que inspiram os documentos e as forças-tarefa, anunciados na coletiva de imprensa conclusiva do Encontro. Essas iniciativas, afirmou-se, deverão ser comunicadas na forma mais clara, oportuna e detalhada possível".

"Nas intervenções livres dos chefes de dicastério, que reafirmaram seu compromisso em seguir o exemplo do Papa Francisco na luta contra os abusos, colocou-se ênfase na necessidade de ouvir as vítimas como ponto de partida desse compromisso".

Outros pontos destacados foram "maior envolvimento dos leigos nessa questão e a necessidade de investir na formação e na prevenção utilizando realidades com experiência consolidada nesse campo”

Finalmente, "evidenciou-se que é oportuno verificar com reuniões em nível interdicasterial o progresso do acompanhamento do Encontro no signo da sinodalidade e da sinergia”.

Confira também: